Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

7 Maravilhas da Cultura Popular. Já são conhecidas as semifinalistas

 Mais de dois meses depois do início da procura das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a estação pública completou, este domingo (16), o lote de 28 candidaturas semifinalistas. Seguem-se agora duas semifinais, antes da derradeira emissão.
O lote de semifinalistas compreende três métodos de seleção diferentes. Das 140 candidaturas pré-finalistas, foram apuradas, em primeiro lugar, 20 semifinalistas, em 20 programas em direto, que decorreram nos meses de julho e agosto. Cada uma das candidaturas apuradas nesta primeira etapa corresponde a cada um dos 18 distritos do país e às duas regiões autónomas.

Os 20 vencedores da etapa regional foram: Festa da Espiga, Faro; A Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, Bragança; Abertura das Talhas, Beja; Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, Guarda; Bonecos de Estremoz, Évora; Olaria Pedrada de Nisa, Portalegre; Sexta 13 – Noite das Bruxas,  Vila Real; Picareto, Santarém; Romaria de S. Bartolomeu, Viana do Castelo; Fachos, Madeira; Muros de Pedra Seca, Leiria; Romaria de São Paio da Torreira, Aveiro; Fado de Coimbra, Coimbra; Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, Viseu; Festas em Honra do Divino Espírito Santo, Açores; Os Santeiros de São Mamede do Coronado, Porto; Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, Setúbal; Filigrana da Póvoa de Lanhoso, Braga; Colete Encarnado, Lisboa; Feira de S. Tiago, Castelo Branco.

Aos 20 primeiros semifinalistas juntaram-se, este domingo, seis repescados, a partir dos 20 segundos classificados. O segundo classificado de cada distrito ou região autónoma foi dado a conhecer na emissão diária seguinte àquela em que foi revelada a candidatura semifinalista da região.

As candidaturas que se juntaram às 20 semifinalistas, no programa de repescagem, foram: Bailinho da Madeira, Madeira; Criptojudaísmo de Belmonte, Castelo Branco; Festa da Transumância e dos Pastores, Guarda; Festas de São João, Braga; Romaria de São João D’Arga, Viana do Castelo; Santo António, Festas de Lisboa, Lisboa.

Os outros dois semifinalistas são os candidatos dos locais que acolhem os programas das meias-finais ou da final, que é o caso de Salir e Torres Novas – para as semifinais – e Bragança – para a final. Assim, também a Festa da Bênção do Gado (Torres Novas) e a Festa de Charolo de Outeiro (Bragança) ganharam um lugar na próxima etapa da iniciativa. A Festa da Espiga, de Salir, foi vencedor regional por isso foi apurado diretamente.

Estes 28 semifinalistas vão ser distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que vão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, derradeira gala do projeto onde serão conhecidas as sete vencedoras, acontecerá a 5 de setembro no prime-time da RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário