sexta-feira, 21 de agosto de 2020

7 Maravilhas da Cultura Popular. Já são conhecidas as semifinalistas

 Mais de dois meses depois do início da procura das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a estação pública completou, este domingo (16), o lote de 28 candidaturas semifinalistas. Seguem-se agora duas semifinais, antes da derradeira emissão.
O lote de semifinalistas compreende três métodos de seleção diferentes. Das 140 candidaturas pré-finalistas, foram apuradas, em primeiro lugar, 20 semifinalistas, em 20 programas em direto, que decorreram nos meses de julho e agosto. Cada uma das candidaturas apuradas nesta primeira etapa corresponde a cada um dos 18 distritos do país e às duas regiões autónomas.

Os 20 vencedores da etapa regional foram: Festa da Espiga, Faro; A Arte da Seda de Freixo de Espada à Cinta, Bragança; Abertura das Talhas, Beja; Festa da Amendoeira em Flor e dos Patrimónios Mundiais, Guarda; Bonecos de Estremoz, Évora; Olaria Pedrada de Nisa, Portalegre; Sexta 13 – Noite das Bruxas,  Vila Real; Picareto, Santarém; Romaria de S. Bartolomeu, Viana do Castelo; Fachos, Madeira; Muros de Pedra Seca, Leiria; Romaria de São Paio da Torreira, Aveiro; Fado de Coimbra, Coimbra; Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, Viseu; Festas em Honra do Divino Espírito Santo, Açores; Os Santeiros de São Mamede do Coronado, Porto; Festa em Honra de Nossa Senhora da Atalaia, Setúbal; Filigrana da Póvoa de Lanhoso, Braga; Colete Encarnado, Lisboa; Feira de S. Tiago, Castelo Branco.

Aos 20 primeiros semifinalistas juntaram-se, este domingo, seis repescados, a partir dos 20 segundos classificados. O segundo classificado de cada distrito ou região autónoma foi dado a conhecer na emissão diária seguinte àquela em que foi revelada a candidatura semifinalista da região.

As candidaturas que se juntaram às 20 semifinalistas, no programa de repescagem, foram: Bailinho da Madeira, Madeira; Criptojudaísmo de Belmonte, Castelo Branco; Festa da Transumância e dos Pastores, Guarda; Festas de São João, Braga; Romaria de São João D’Arga, Viana do Castelo; Santo António, Festas de Lisboa, Lisboa.

Os outros dois semifinalistas são os candidatos dos locais que acolhem os programas das meias-finais ou da final, que é o caso de Salir e Torres Novas – para as semifinais – e Bragança – para a final. Assim, também a Festa da Bênção do Gado (Torres Novas) e a Festa de Charolo de Outeiro (Bragança) ganharam um lugar na próxima etapa da iniciativa. A Festa da Espiga, de Salir, foi vencedor regional por isso foi apurado diretamente.

Estes 28 semifinalistas vão ser distribuídos por critérios de proximidade geográfica, em duas semi-finais, que vão apurar os 14 finalistas, a realizar nos dias 23 e 30 de agosto. A Declaração Oficial das 7 Maravilhas da Cultura Popular, derradeira gala do projeto onde serão conhecidas as sete vencedoras, acontecerá a 5 de setembro no prime-time da RTP.

Sem comentários:

Enviar um comentário