Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Directores dos agrupamentos de escolas preparam novo ano lectivo com preocupação

 O regresso às aulas está previsto acontecer entre 14 e 17 de Setembro.
Neste momento, os agrupamentos de escolas já estão a tomar medidas face à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório, serão criados circuitos diferentes de entrada e saída, haverá gel desinfectante e as áreas vão ser higienizadas com frequência. No agrupamento de Macedo de Cavaleiros os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo vão ser distribuídos por outros edifícios da cidade.

“Estamos a tentar encontrar espaços, condignos e com condições, que possam suportar uma desconcentração do número de alunos”, explicou o director, Paulo Dias.

No agrupamento de escolas de Miranda do Douro, o reduzido número de alunos por turma é uma vantagem para manter o distanciamento social. Porém, o director António Santos considera que a maior dificuldade será controlar o comportamento dos alunos nos intervalos.

“Preocupa-nos os momentos de intervalos, por jovens serem bastante agitados, irreverentes e movimentam-se muito e aí é que é o nosso grande problema”.

Por outro lado, no agrupamento de escolas Emídio Garcia, em Bragança, o número de alunos está perto dos dois mil. Aqui a preocupação passa pelo número reduzido de funcionários para higienizar e controlar a entrada e saída de alunos.

“Havendo mudança de professores e alunos, as salas têm que ser sempre higienizadas e desinfectadas, por isso, precisamos de mais funcionários e já solicitámos junto das entidades superiores para ver se minimizamos os problemas”, disse o director Eduardo Santos.

Para além das medidas preventivas que estão a ser aplicadas em todas as escolas, a sensibilização e o papel dos encarregados de educação é importante no regresso às aulas.

“É fundamental nestas situações, como em todas as outras na relação escola-família. De um modo geral todos os pais compreendem a situação e são colaborativos com a escola”, referiu Teresa Sá Pires, directora do agrupamento de escolas Abade Baçal, em Bragança.

Todas as escolas distribuirão material de protecção individual aos alunos, professores e funcionários. Um investimento do Ministério da Educação. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário