quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Directores dos agrupamentos de escolas preparam novo ano lectivo com preocupação

 O regresso às aulas está previsto acontecer entre 14 e 17 de Setembro.
Neste momento, os agrupamentos de escolas já estão a tomar medidas face à Covid-19. O uso de máscara é obrigatório, serão criados circuitos diferentes de entrada e saída, haverá gel desinfectante e as áreas vão ser higienizadas com frequência. No agrupamento de Macedo de Cavaleiros os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo vão ser distribuídos por outros edifícios da cidade.

“Estamos a tentar encontrar espaços, condignos e com condições, que possam suportar uma desconcentração do número de alunos”, explicou o director, Paulo Dias.

No agrupamento de escolas de Miranda do Douro, o reduzido número de alunos por turma é uma vantagem para manter o distanciamento social. Porém, o director António Santos considera que a maior dificuldade será controlar o comportamento dos alunos nos intervalos.

“Preocupa-nos os momentos de intervalos, por jovens serem bastante agitados, irreverentes e movimentam-se muito e aí é que é o nosso grande problema”.

Por outro lado, no agrupamento de escolas Emídio Garcia, em Bragança, o número de alunos está perto dos dois mil. Aqui a preocupação passa pelo número reduzido de funcionários para higienizar e controlar a entrada e saída de alunos.

“Havendo mudança de professores e alunos, as salas têm que ser sempre higienizadas e desinfectadas, por isso, precisamos de mais funcionários e já solicitámos junto das entidades superiores para ver se minimizamos os problemas”, disse o director Eduardo Santos.

Para além das medidas preventivas que estão a ser aplicadas em todas as escolas, a sensibilização e o papel dos encarregados de educação é importante no regresso às aulas.

“É fundamental nestas situações, como em todas as outras na relação escola-família. De um modo geral todos os pais compreendem a situação e são colaborativos com a escola”, referiu Teresa Sá Pires, directora do agrupamento de escolas Abade Baçal, em Bragança.

Todas as escolas distribuirão material de protecção individual aos alunos, professores e funcionários. Um investimento do Ministério da Educação. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário