segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Encarregados de educação do distrito preocupados com o regresso dos filhos às aulas

 A falta de distanciamento social e o uso de transporte escolar são preocupações dos encarregados de educação para o novo ano lectivo. A pandemia veio alterar aquele que seria um regresso normal às aulas.
Em declarações à Rádio Brigantia, as associações de pais falaram do que mais os preocupa. Em Mogadouro, a representante diz que a falta de informação também está a deixar os pais com algum receio. Quanto ao transporte escolar esse é outro dos problemas, diz Conceição Meirinhos. “A partir do momento em que entram no autocarro quais são as medidas de prevenção que vão ser implementadas? Até agora, no transporte escolar que temos para as aldeias, não existe serviço de acompanhamento. Vai haver alguém que vai controlar o contacto entre as crianças? Vai continuar a receber adultos e outros cidadãos comuns que não fazem parte da escola?”.

Em Torre de Moncorvo, os pais estão preocupados se vai ser possível manter o distanciamento entre as crianças nos intervalos. Tânia Mota, presidente da associação de encarregados de educação, aponta ainda que o número reduzido de funcionários também é um problema. “Vão ser implementadas medidas às quais as crianças, sobretudo as mais novas, ainda não estão habituadas, como o distanciamento e a desinfecção das mãos. Falei com a direcção em relação a isso e vão tentar criar mecanismos desde o facto de ter horários de intervalo diferentes. Também temos o problema de ter poucos funcionários para poderem alertar para esse distanciamento”.

Apesar de todos os medos e receios, os pais anseiam o regresso à normalidade. O papel dos encarregados de educação na sensibilização para as medidas de higienização é agora essencial para esta nova realidade, segundo Miguel Lobão, presidente da associação de pais do agrupamento Miguel Torga, em Bragança. “O papel dos encarregados de educação é crucial. Temos que nos mentalizar que estamos num novo normal e assegurar que as crianças vão e cumpram as regras. Penso que, a maior parte deles, já estarão mentalizados porque já estamos há muito tempo a falar da Covid-19”.

Está previsto novo ano lectivo começar entre 14 e 17 de Setembro. Neste momento os agrupamentos de escolas já estão a implementar medidas para o regresso às aulas. Será obrigatório o uso de máscara, os horários dos intervalos serão alternados para não haver cruzamento entre crianças e as salas vão ser higienizadas com frequência.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário