Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 1 de setembro de 2020

DALMA REIS, MÃE E AVÓ A TEMPO INTEIRO

 


Já há alguns anos que Dalma Reis faz parte do núcleo de ouvintes e participantes do nosso programa. Nasceu em 1948, em Bragança, filha do falecido Manuel Reis, rei das bicicletas e motorizadas da nossa cidade. Trabalhou na costura alguns anos, mas não se sentia realizada e passou a dedicar-se inteiramente à família. Mãe de dois filhos, o Rui Santos, de 44 anos, casado e com duas filhas, e o Rogério Santos, solteiro, de 42 anos, que têm a particularidade de terem nascido no mesmo dia e mês, 15 de Outubro.

O seu filho mais velho, o Rui, é professor e começou a leccionar na ilha da Madeira, nunca conseguindo a efectividade. Regressou a Lisboa e, juntamente com a esposa, também professora, decidiram abrir um jardim-de-infância. Quando tudo parecia estar alinhavado, eis que, em 2016, surgiu a oportunidade de irem os dois leccionar para Inglaterra, onde estiveram dois anos, mas não se adaptaram àquela forma de vida. Em 2018 surgiu a hipótese de irem para o Canadá, mais precisamente Calgary, província de Alberta, no sudoeste daquele país, a mil quilómetros de Vancouver, a três mil e duzentos de Toronto e a duzentos e vinte da fronteira com os Estados Unidos da América, onde ainda continuam a viver e a trabalhar.

De realçar que a tia Dalma Reis e o seu filho mais novo, o Rogério, sempre acompanharam o Rui, ficando temporadas com ele, tanto em Lisboa como na Madeira e Inglaterra e agora no Canadá, ajudando na lida de casa e a tratar das netas, uma com seis anos e outra com um ano e meio, ouvindo e participando no nosso programa, de todos os sítios por onde têm passado. Tem sido mãe e avó a tempo inteiro. Há cerca de um ano que está no Canadá, apesar de a lei só permitir que permaneça meio ano, mas devido ao Covid-19, tem-se mantido por lá e só tem voo marcado para Outubro, sem ser coisa certa, devido ao vírus.

Ouvem-nos diariamente através da internet e participam quase todas as semanas por telefonema através do Messenger. Como a diferença horária são menos sete horas que em Portugal, ouvem-nos entre as 23:00 h. e a 1:00 h. da manhã, ou seja, ao deitar, em vez de ser pela manhã.

É também através das redes sociais que mantêm o contacto com alguns membros da nossa família, como é o caso da tia Irene, na Suíça, e da tia Aidinha, de Sobreiró de Baixo (Vinhais). Quem por cá sente muito a falta da tia Dalma Reis é o seu vizinho, Ernesto Oliveira, que deixou de poder contar com a sua preciosa ajuda.

E assim ficámos a conhecer um pouco da sua opção de vida para cuidar da família.

Tio João

Sem comentários:

Enviar um comentário