Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Vinhais cancela feira da castanha

 A Câmara de Vinhais, no distrito de Bragança, divulgou hoje que decidiu cancelar a feira anual Rural Castanea dedicada a um dos principais produtos económicos do concelho, devido à pandemia covid-19.
O evento decorre normalmente no mês de outubro, o início da campanha da castanha, e serve de montra da dinâmica económica desta cultura no concelho que é dos maiores produtores nacionais do fruto seco.

Por se tratar de uma iniciativa que gera ajuntamentos de pessoas, a Câmara Municipal, entidade organizadora em parceria com organizações do setor, decidiu este ano “que não se realizará a XV edição da Rural Castanea”.

O município entende “não se encontrarem reunidas as condições de segurança, de forma a cumprir-se as regras emanadas pela Direção-Geral da Saúde [DGS], dado que se trata de um evento de grande dimensão que, consequentemente, iria gerar ajuntamentos de pessoas de várias localidades, o que se pretende evitar perante a evolução da pandemia”.

Num comunicado a dar conta da situação, a autarquia sustenta que, “em consequência da situação epidemiológica que se vive em Portugal, resultado da pandemia da doença covid-19, justifica-se a adoção de várias medidas com o intuito de prevenção, contenção e mitigação da transmissão da infeção”.

O cancelamento da feira é uma das medidas adotadas e a Câmara admite que, sendo o concelho de Vinhais um dos maiores produtores de castanha, “está consciente que a não realização deste evento pode acarretar consequências para os seus produtores, pelo que tudo fará para ajudar a promover este fruto e outros produtos locais”.

“Todos sabemos a importância da realização deste evento, dado que a castanha desempenha uma função crucial na vida da população do concelho de Vinhais, traduzindo-se numa enorme riqueza de costumes e tradições gastronómicas, religiosas, culturais e económicas, porém, hoje a prioridade é a proteção da saúde pública e o esforço de todos para a contenção do surto epidemiológico”, justifica.

A autarquia agradece “a compreensão e apela a todos os cidadãos que adotem um comportamento sereno e responsável, observando-se as recomendações das autoridades de saúde, por forma a ser salvaguardada a saúde de todos, designadamente através das medidas distanciamento social, de higiene das mãos e de etiqueta respiratória”.

De acordo com os dados oficiais, o concelho de Vinhais registou, desde o início da pandemia, 45 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

O distrito de Bragança segue a tendência nacional e nas últimas semanas ultrapassou os 600 casos, número para o qual pesou o surto detetado num lar de Vimioso com 37 pessoas positivas e duas mortes.

O número de óbitos na região aumentou para 26 depois de durante quatro meses, desde maio, não se terem registados mortes associadas à covid-19

De acordo com os dados mais recentes divulgados pela DGS, em Portugal, morreram 1.912 pessoas dos 68.577 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia de covid-19.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Sem comentários:

Enviar um comentário