terça-feira, 23 de março de 2021

A primavera chegou e há um "batalhão" de abelhas nos campos à procura de alimento. Não use herbicidas e/ou pesticidas!

 A primavera já chegou e há um "batalhão" de abelhas obreiras, também chamadas de operárias, à procura de alimento nos campos e a promover a polinização da qual todos dependemos para termos alimentos. Não use herbicidas e/ou pesticidas! As ervas e outras plantas que nascem espontaneamente no território são das principais fontes de alimento para as abelhas, pois existem em muito maior quantidade.

Fotografia Paulo Calejo/Palombar.

Na primavera, quando as plantas começam a florir nos campos, as abelhas obreiras iniciam intensamente a recolha de néctar e pólen. Uma abelha pode "visitar" mais de 500 flores durante o dia. E se o tempo estiver favorável, as abelhas obreiras podem trabalhar quase ininterruptamente à procura de alimento. Essa atividade mais intensa das abelhas ocorre normalmente no início da primavera e até meados de junho.

Estima-se que 78% das espécies de plantas selvagens e 84% das espécies usadas na agricultura na União Europeia dependem, pelo menos parcialmente, de insetos como as abelhas para a produção de sementes. A polinização feita pelos insetos ou outros animais garante uma melhor qualidade de frutos, vegetais e sementes. A redução do número ou da diversidade das populações de polinizadores tem um grande impacto na segurança alimentar, ao diminuir drasticamente a produtividade das plantações.

Atualmente, as abelhas correm risco de extinção. Cerca de 1/3 das populações de abelhas na Europa estão já em forte declínio e 20% das espécies ameaçadas são endémicas. O uso de herbicidas e pesticidas são das principais ameaças para as abelhas.

Não use herbicidas e/ou pesticidas!

Proteja as abelhas!

Os polinizadores são fundamentais para os agricultores e para termos alimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário