Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de março de 2021

A primavera chegou e há um "batalhão" de abelhas nos campos à procura de alimento. Não use herbicidas e/ou pesticidas!

 A primavera já chegou e há um "batalhão" de abelhas obreiras, também chamadas de operárias, à procura de alimento nos campos e a promover a polinização da qual todos dependemos para termos alimentos. Não use herbicidas e/ou pesticidas! As ervas e outras plantas que nascem espontaneamente no território são das principais fontes de alimento para as abelhas, pois existem em muito maior quantidade.

Fotografia Paulo Calejo/Palombar.

Na primavera, quando as plantas começam a florir nos campos, as abelhas obreiras iniciam intensamente a recolha de néctar e pólen. Uma abelha pode "visitar" mais de 500 flores durante o dia. E se o tempo estiver favorável, as abelhas obreiras podem trabalhar quase ininterruptamente à procura de alimento. Essa atividade mais intensa das abelhas ocorre normalmente no início da primavera e até meados de junho.

Estima-se que 78% das espécies de plantas selvagens e 84% das espécies usadas na agricultura na União Europeia dependem, pelo menos parcialmente, de insetos como as abelhas para a produção de sementes. A polinização feita pelos insetos ou outros animais garante uma melhor qualidade de frutos, vegetais e sementes. A redução do número ou da diversidade das populações de polinizadores tem um grande impacto na segurança alimentar, ao diminuir drasticamente a produtividade das plantações.

Atualmente, as abelhas correm risco de extinção. Cerca de 1/3 das populações de abelhas na Europa estão já em forte declínio e 20% das espécies ameaçadas são endémicas. O uso de herbicidas e pesticidas são das principais ameaças para as abelhas.

Não use herbicidas e/ou pesticidas!

Proteja as abelhas!

Os polinizadores são fundamentais para os agricultores e para termos alimentos!

Sem comentários:

Enviar um comentário