Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 21 de março de 2021

Dia Internacional das Florestas: "Restauro florestal é o caminho para a recuperação e o bem-estar"

 O Dia Internacional das Florestas é assinalado este domingo, 21 de março, e tem como tema "Restauro florestal - o caminho para a recuperação e o bem-estar". A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que podemos recuperar da atual crise climática, de saúde e económica se investirmos nas florestas e defende que apostar na recuperação dos ecossistemas florestais ajudará a tornar os indivíduos, as comunidades e o meio ambiente mais saudáveis.

Sobreiral. Fotografia Uliana de Castro/Palombar.

O Objetivo da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas, que arranca este ano, é prevenir, conservar e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. O foco é devolver as árvores e as florestas às paisagens florestais degradadas em grande escala a nível mundial, aumentando, assim, a resiliência ecológica e a produtividade das florestas. A ONU considera o restauro florestal uma medida fundamental para assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas e para promover o bem-estar humano e animal.

A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural desenvolve vários projetos que visam promover o restauro dos ecossistemas florestais, como o projeto HotSpot de Biodiversidade, e foi convidada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), enquanto organismo de normalização setorial, a integrar a Comissão Técnica de Normalização de Gestão Florestal Sustentável (CT 145). A Norma Portuguesa para a Gestão Florestal Sustentável é elaborada com base no contributo dos grupos de trabalho que integram esta comissão técnica definida para o efeito, a qual desenvolve o referencial normativo nacional com base nas trademarks do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Quando foi criado este dia e com que propósito?

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estabeleceu, em 1971,  o "Dia Mundial da Floresta" com o propósito de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Já a 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declarou o dia 21 de março de cada ano como o "Dia Internacional das Florestas". O objetivo principal desta data é alertar e sensibilizar para a importância das florestas e garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos diversos serviços e produtos florestais, bem como defender e assegurar a gestão sustentável das florestas, assim como a conservação e o ordenamento dos espaços florestais naturais. Estamos a cumprir esta missão que é de todos e a recuperar a floresta autóctone em Portugal!

Mais informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário