domingo, 21 de março de 2021

Dia Internacional das Florestas: "Restauro florestal é o caminho para a recuperação e o bem-estar"

 O Dia Internacional das Florestas é assinalado este domingo, 21 de março, e tem como tema "Restauro florestal - o caminho para a recuperação e o bem-estar". A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que podemos recuperar da atual crise climática, de saúde e económica se investirmos nas florestas e defende que apostar na recuperação dos ecossistemas florestais ajudará a tornar os indivíduos, as comunidades e o meio ambiente mais saudáveis.

Sobreiral. Fotografia Uliana de Castro/Palombar.

O Objetivo da Década das Nações Unidas para o Restauro dos Ecossistemas, que arranca este ano, é prevenir, conservar e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. O foco é devolver as árvores e as florestas às paisagens florestais degradadas em grande escala a nível mundial, aumentando, assim, a resiliência ecológica e a produtividade das florestas. A ONU considera o restauro florestal uma medida fundamental para assegurar a sustentabilidade dos ecossistemas e para promover o bem-estar humano e animal.

A organização não governamental de ambiente Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural desenvolve vários projetos que visam promover o restauro dos ecossistemas florestais, como o projeto HotSpot de Biodiversidade, e foi convidada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), enquanto organismo de normalização setorial, a integrar a Comissão Técnica de Normalização de Gestão Florestal Sustentável (CT 145). A Norma Portuguesa para a Gestão Florestal Sustentável é elaborada com base no contributo dos grupos de trabalho que integram esta comissão técnica definida para o efeito, a qual desenvolve o referencial normativo nacional com base nas trademarks do Programme for the Endorsement of Forest Certification (PEFC).

Quando foi criado este dia e com que propósito?

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estabeleceu, em 1971,  o "Dia Mundial da Floresta" com o propósito de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Já a 30 de novembro de 2012, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução que declarou o dia 21 de março de cada ano como o "Dia Internacional das Florestas". O objetivo principal desta data é alertar e sensibilizar para a importância das florestas e garantir que as gerações futuras continuarão a beneficiar dos diversos serviços e produtos florestais, bem como defender e assegurar a gestão sustentável das florestas, assim como a conservação e o ordenamento dos espaços florestais naturais. Estamos a cumprir esta missão que é de todos e a recuperar a floresta autóctone em Portugal!

Mais informação AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário