O Turismo do Porto e Norte e o Pavilhão da Água vão assinalar o Dia Mundial da Água, criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1993, e que se celebra anualmente a 22 de Março. Numa ação conjunta que visa sensibilizar as famílias para a gestão racional deste valioso recurso natural, a iniciativa decorrerá nas plataformas digitais e convida pais e filhos a participarem em jogos didáticos, visitas virtuais e workshops tendentes a sensibilizar para a gestão racional da água, um bem escasso e precioso.
Pretende-se assim despertar consciências para as questões da sustentabilidade ambiental, tema também ele central para o desenvolvimento turístico dos destinos. “Posso afirmar, com orgulho, que também no domínio da sustentabilidade, alguns dos principais recursos turísticos do Porto e Norte de Portugal têm vindo a ser distinguidos internacionalmente em consequência das suas boas práticas, como é disso exemplo o reconhecimento, pela terceira vez consecutiva, do Alto Minho e Arouca como um dos 100 Destinos mais sustentáveis do mundo”, sublinha Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, acrescentando que “há um trabalho relevante no sentido de reduzir a pegada ecológica do turismo no destino, nomeadamente por parte das infraestruturas, dos empreendimentos turísticos e ainda dos transportes que asseguram o acesso e a mobilidade turística no destino”.
O Pavilhão da Água é uma referência na área da educação ambiental e na preservação dos recursos hídricos, tendo recebido já cerca de meio milhão de visitantes desde que se sediou no Porto, em dezembro de 2002. Ali, de uma forma científica, mas simultaneamente lúdica, é proposta uma viagem interativa pelo fascinante universo da água, onde são realizadas experiências que demonstram a importância deste recurso para a vida no planeta terra, assim como os diferentes meios em que está presente, ou as suas diversas utilizações. Este equipamento é muito visitado por famílias, até porque está localizado numa zona privilegiada, entre o verde do parque da cidade e o azul do Atlântico, com as praias do Porto e Matosinhos no horizonte. Acresce a presença do Sea Life nas redondezas, que proporciona outras experiências à volta da água, convidando a bons momentos em família. O segmento famílias tem vindo a registar uma procura crescente no destino, e a preservação ambiental, para a qual as novas gerações estão particularmente consciencializadas, é um trunfo na hora de escolher o destino, tanto mais que é sabido que a opinião dos mais novos é sempre muito levada em conta pelos pais na hora de escolher.
Na Região Norte, para lá de rios, lagoas e albufeiras de águas límpidas inseridas em paisagens deslumbrantes, existe uma variedade imensa de águas com capacidades terapêuticas indicadas para a cura e prevenção de doenças de vários foros, proporcionando um equilíbrio físico e mental tão importante nesta altura. “São mais-valias que temos e que nos levaram a criar a marca «Termas do Porto e Norte», com a qual pretendemos dinamizar o turismo de saúde e bem-estar e trabalhar para nos posicionarmos como destino de referência internacional”, sustenta Luís Pedro Martins.
Ainda em matéria do desenvolvimento sustentável do destino, acresce o facto de também no Porto e Norte de Portugal existir uma panóplia diversificada de rotas, caminhos, roteiros e percursos que incidem no conhecimento de trilhos de património, de artes e ofícios tradicionais, que potenciam a consciencialização das famílias e do público em geral, para a sustentabilidade sócio-cultural da Região, para a qual o turismo contribui decisivamente através da recuperação de tradições e do reforço do orgulho das comunidades na transmissão do saber fazer às gerações futuras”.
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