sexta-feira, 26 de março de 2021

... quase poema... ou carta de férias

Por: Fernando Calado
(colaborador do Memórias...e outras coisas...)

Hoje vou escrever-te uma carta…como antigamente…quando a Camioneta do Correio chegava com os sacos cheios de cartas…repartidas ao entardecer como quem reparte o pão…os beijos…os lutos…as alegrias e as saudades!

E escrevo-te para te dizer que estou bem…mesmo muito bem e que a minha janela continua naquele namoro secreto com a serra de Nogueira…a Serra…a Serra da Senhora da Serra…das Novenas e das neves brancas como o teu sorriso branco.
Escrevo-te para que saibas que as macieiras estão prontas para o banquete da oferta de mil frutos maduros que na paciência do Verão se tornaram vermelhos à mistura com raios de sol.
As cerejas…essas já terminaram…mas ficou para sempre a sua cor cereja estampada no azul mais celeste deste céu único da aldeia…
Ainda não te tinha dito, mas este ano os grilos e as cigarras estão mais afinados do que nunca…numa sinfonia interminável que dura a noite inteira…às vezes o tristonho do sapo que não gosta desta festa e por desfastio…lá vai cantando uma canção que só ele entende…coisas de sapos!
E termino esta carta, mas antes quero que saibas que tenho saudades tuas…sempre tenho saudades tuas, mesmo quando estás a chegar…porque durante muitos anos não foi possível dizer-te que tenho um recanto…com cheiro a feno e a tarde…um quintal…sete roseiras…três vasos de malvas…e esquecia-me do mas importante, também tenho um pé de lima limão…
…por isso quero que venhas tomar um chá de lima limão…ver as minhas roseiras…sentir as malvas sardinheiras antes que o Inverno cale o seu grito vermelho no mais profundo silêncio.
Depois quando fores embora leva salsa, alfazema e erva de São João para que tenhas saudades do cheiro da terra fecunda…
…e voltes sempre!


Fernando Calado
nasceu em 1951, em Milhão, Bragança. É licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto e foi professor de Filosofia na Escola Secundária Abade de Baçal em Bragança. Curriculares do doutoramento na Universidade de Valladolid. Foi ainda professor na Escola Superior de Saúde de Bragança e no Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros. Exerceu os cargos de Delegado dos Assuntos Consulares, Coordenador do Centro da Área Educativa e de Diretor do Centro de Formação Profissional do IEFP em Bragança. 
Publicou com assiduidade artigos de opinião e literários em vários Jornais. Foi diretor da revista cultural e etnográfica “Amigos de Bragança”.

1 comentário:

  1. Poesia cheia de aromas e cor e onde a saudade beneficia de total sabor...
    Gostei e recomendo pois com nem com sal e açúcar ficaria melhor...
    Parabéns ao AUTOR

    M.Joaquina Aguiar

    ResponderEliminar