Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 27 de março de 2021

Exposição Via Estreita | CIT reabre ao público com uma nova Exposição

 De portas novamente abertas a partir de 5 de abril, o CIT – Centro de Interpretação do Território reabre ao público com uma exposição fotográfica em que as estações de caminho-de-ferro que foram desativadas na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro são protagonistas.


Sob a visão artística de Carlos Cardoso, “Via Estreita” mostra a singularidade do traço arquitectónico português nas estações e apeadeiros das linhas pertencentes aos quatro ramais de via estreita (bitola de 1 metro) da Linha do Douro e também as estações da linha do Douro entre o Pocinho e Barca d’Alva.

Apesar de atualmente apresentarem um aspecto abandonado e degradado, as estações e apeadeiros desta região conseguem ter uma beleza ímpar e contar hábitos regionais em azulejos, o que as torna únicas no mundo. Este foi um dos motivos pelos quais o autor de “Via Estreita” percorreu durante dois anos as linhas férreas do Tâmega, Corgo, Tua, Sabor e Douro.

O resultado pode ser conhecido de 5 de abril a 13 de junho no CIT – Centro de Interpretação do Território, em Sambade.

Sem comentários:

Enviar um comentário