A Câmara Municipal de Mirandela vai investir na conservação e restauro do retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo. Datado do século XIX, com 6 metros de altura e em talha dourada, o retábulo da Capela de Nossa Senhora do Amparo possui um incalculável valor histórico-artístico para o concelho de Mirandela, informa fonte do município.
Uma análise técnica realizada em outubro de 2020 revelou sinais evidentes de oxidação de elementos de fixação, de fendas e fissuras, de danos provocados por agentes biológicos, do depósito de poeiras e sujidade, do enfraquecimento e empenamento do tampo do frontal de altar e predela, causado pela colocação de vasos de flores no retábulo, e consequente contato de água com a madeira, salienta um comunicado do município.
A intervenção em execução, financiada pela autarquia, no valor de cerca de 24 mil euros, tem como objetivo garantir a estabilidade física e material do retábulo, retardando a sua degradação, bem como a recuperação da sua unidade estética, respeitando a autenticidade e o valor o valor histórico-cultural, artístico e devocional. O término das obras, realizadas por uma equipa técnica especializada, estão previstas para o fim do mês de maio deste ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário