Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 23 de março de 2021

O frio e a geada podem pôr em causa a produção de amêndoa

 O sucesso da produção da amêndoa depende das temperaturas que se vão fazer sentir nos próximos dias.
Nesta altura é a fase crítica em que a geada pode queimar a pequena amêndoa que está a nascer.

“Apesar de ter havido uma floração muito boa, estamos atravessar um período bastante crítico, porque se vierem temperaturas muito baixas, queima o fruto que tem ainda os tecidos muito tenros”, explicou o responsável da Cooperativa de Agrícola de Alfândega da Fé, Mário Lopes.

Rui Tranchete, da Amêndoacoop, em Torre de Moncorvo, estima que este ano a produção pode ser afectada pelas condições climáticas, como aconteceu o ano passado naquela região.

“Estimo que haja uma quebra, devido às condições climáticas, não devido às chuvas, mas à geada. O ano passado foi dos piores anos de produção”, referiu.

Nos últimos três anos, o preço da amêndoa tradicional tem vindo a cair. Segundo o responsável pela cooperativa de Alfádega, neste momento, a amêndoa convencional com casca ronda 1,20 euros, muito abaixo do que seria ideal. Mário Lopes considera que a descida de preço estará relacionada com o aumento da oferta.

“O preço não foi assim tão agradável. A produção da amêndoa está a crescer bastante no mundo e o ritmo de consumo não está acompanhar de igual forma a produção e os preços têm estado a cair”.

Já para o responsável da Cooperativa dos Lavradores do Centro e Norte, Armando Pacheco, em Mogadouro, o grande problema está na “cadeia de valores”.

“O valor que é pago a um produtor e o valor que é pago pelo consumidor final, esta diferença é muito grande. Toda a parte, desde o produtor até ao consumidor fica com muito, muito, muito dinheiro. O produtor deveria ficar com a maior parte deste dinheiro e fica com a menor parte”, afirmou.

A pandemia está também a dificultar o escoamento da amêndoa diz Rui Tranchete, da Amêndoacoop.

Questionadas sobre a venda da amêndoa, as três cooperativas disseram que a maioria fica em Portugal.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário