sexta-feira, 26 de março de 2021

Laboratório do IPB especializado na área da água recebe título "Laboratório Colaborativo"

 A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou a constituição do Laboratório Colaborativo AquaValor, uma iniciativa que junta o Instituto Politécnico de Bragança e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.
A estrutura já existia desde 2018 como Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, mas recebeu agora o título de Laboratório Colaborativo, especializado na área da Água. O projecto tem como objectivo criar emprego qualificado e científico.

“É um Laboratório Colaborativo de âmbito nacional que pretende valorizar o sector das águas, nas suas múltiplas dimensões, com particular enfase no sector termal, que tem expressão aqui na nossa região, na zona do Alto Tâmega, mas também aqui em Vimioso”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues:

O novo Laboratório Colaborativo AquaValor terá sede em Chaves e Valpaços e num concurso posterior vai ter um financiamento para contratação de mais recursos humanos, contanto por agora com 8 pessoas ligadas ao projecto.

Aproximar as empresas do conhecimento tecnológico é o que se pretende com este tipo de entidades.

“Estão em curso pós graduações, mas também formações curtas de carácter profissional”, acrescentou.

Além dos dois promotores do laboratório, o AquaValor tem como associados empresas do sector das águas, do turismo e a Associação das Termas de Portugal.

Este é o segundo Laboratório Colaborativo que o IPB ajuda a lançar, depois do Colab More dedicado às montanhas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário