Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Laboratório do IPB especializado na área da água recebe título "Laboratório Colaborativo"

 A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou a constituição do Laboratório Colaborativo AquaValor, uma iniciativa que junta o Instituto Politécnico de Bragança e a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega.
A estrutura já existia desde 2018 como Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, mas recebeu agora o título de Laboratório Colaborativo, especializado na área da Água. O projecto tem como objectivo criar emprego qualificado e científico.

“É um Laboratório Colaborativo de âmbito nacional que pretende valorizar o sector das águas, nas suas múltiplas dimensões, com particular enfase no sector termal, que tem expressão aqui na nossa região, na zona do Alto Tâmega, mas também aqui em Vimioso”, explicou o presidente do IPB, Orlando Rodrigues:

O novo Laboratório Colaborativo AquaValor terá sede em Chaves e Valpaços e num concurso posterior vai ter um financiamento para contratação de mais recursos humanos, contanto por agora com 8 pessoas ligadas ao projecto.

Aproximar as empresas do conhecimento tecnológico é o que se pretende com este tipo de entidades.

“Estão em curso pós graduações, mas também formações curtas de carácter profissional”, acrescentou.

Além dos dois promotores do laboratório, o AquaValor tem como associados empresas do sector das águas, do turismo e a Associação das Termas de Portugal.

Este é o segundo Laboratório Colaborativo que o IPB ajuda a lançar, depois do Colab More dedicado às montanhas.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário