Corvos a alimentarem-se num CAAN. Fotografia Palombar. |
Nesta imagem de câmara de fotoarmadilhagem, há 18 corvos (Corvus corax), uma espécie com estatuto "Quase Ameaçada" em Portugal, a alimentarem-se num Campo de Alimentação para Aves Necrófagas (CAAN) gerido pela Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural em Coelhoso (no distrito Bragança), no âmbito do Grupo Nordeste, no passado dia 27 de fevereiro.
É raro observar tantos corvos juntos. Contudo, os corvos, principalmente os juvenis e os subadultos, durante o inverno, poderão ter um comportamento mais gregário e formar grupos de maiores dimensões em eventos de alimentação.
Os CAAN são ferramentas fundamentais para a conservação de espécies estritamente ou parcialmente necrófagas, assegurando uma maior disponibilidade de alimento para estas, sobretudo durante a sua época de reprodução, quando os requisitos nutricionais são mais exigentes, quer para os progenitores, quer para as crias. Os corvos alimentam-se sobretudo das partes moles das carcaças de animais e normalmente os corvídeos são os primeiros a detetarem um animal morto no meio natural, tornando-se também um ponto de referência para outras espécies necrófagas localizarem carcaças.
Os CAAN geridos pela Palombar têm como foco sobretudo a conservação de espécies como o britango (Neophron percnopterus) e o abutre-preto (Aegypius monachus), contudo outras aves necrófagas também são beneficiadas por essas estruturas, como é o caso do corvo.
Sem comentários:
Enviar um comentário