Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Músico dos Galandum Galundaina faz guitarros a partir de latas de óleo

 Há dois anos e meio, Paulo Meirinhos, um dos elementos dos Galandum Galundaina, um grupo de música tradicional mirandesa, pôs mãos à obra, na conquista de um instrumento que trouxesse uma sonoridade diferente à banda.
E assim nasceu o guitarro, feito a partir de latas de óleo.

Paulo Meirinhos procurou criar um instrumento que trouxesse mais harmonia à banda mirandesa. E assim surge esta espécie de guitarra, com um toque dito vintage. Os guitarros que lhe saem das mãos são feitos a partir de latas antigas de óleo de carros, sendo que algumas marcas já nem estão no mercado.

Dada a particularidade do instrumento, o músico tem recebido algumas encomendas e o guitarro está a transformar-se num verdadeiro sucesso.

“Já fiz cerca de uma dúzia e tenho algumas encomendas. Quem as encomenda são músicos profissionais, há um ou outro que acha interessante esta ideia porque visualmente são muito interessantes”, disse.

O guitarro não é, propriamente, uma inovação nunca antes vista, já que existe noutros continentes. Ainda assim, por Terras de Miranda tem um toque diferente.

“Além de captar o próprio som da lata coloquei-lhe outras captações próprias de guitarras eléctricas e também de guitarras semi-acústicas”, acrescentou.

Além do guitarro, Paulo Meirinhos já construiu outros instrumentos, que nasceram, sobretudo, das necessidades de Galandum Galundaina. Uma paixão que tem desde bastante novo.

O guitarro teve por base as construções do Tiu Lérias de Paradela. Os guitarros deste mirandês, de seu nome Francisco dos Reis Domingues, eram feitos a partir de latas de café, que muitas vezes tinham paus a servir de braço.

O Tiu Lérias, que em 1972 chegou a ser condecorado por Américo Tomás, àquela época Presidente da República, morreu em 1993, mas, certamente, hoje estaria orgulhoso do trabalho de Paulo Meirinhos.

Paulo Meirinhos é também professor de música e já fez uma dúzia de guitarros, tanto para músicos como para amantes do antigo e do que faz lembrar os tempos já idos. A banda está parada, por causa da pandemia, mas, se tudo isto não fosse, previa ter gravado um disco em que o guitarro já se ouvisse.

Escrito por Brigantia 
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário