Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

50 empresários do turismo preocupados com as minas a céu aberto em Calabor

 Um grupo de 50 empresários do sector do turismo demonstrou preocupação com a instalação das minas em Calabor, Espanha, a poucos quilómetros de Bragança.
Para os empresários de alojamentos, animação turística e restauração de Bragança a extracção a céu aberto colide com a promoção de turismo de natureza. António Sá tem um alojamento local em Lagomar e defende que a mina vai ser um entrave à promoção turística da região.

“O turismo de natureza vive de zonas com elevada qualidade ambiental e biodiversidade. Daí que qualquer projecto que possa pôr em causa esta integridade do território tem consequências negativas para estas actividades”, referiu.

A missiva de contestação foi enviada aos grupos parlamentares, municípios, Governo e seguiu também para o Turismo de Portugal, que reencaminhou para a Agência Portuguesa do Ambiente um parecer que alerta para as consequências penosas que a exploração mineira poderá ter para o sector.

Segundo Rui Loureiro, do movimento UIVO, de contestação à instalação da mina a escassos 5 km da fronteira com o Parque Natural de Montesinho, são muitas as preocupações ambientais.

“São indústrias pesadas e vai ter muito impacto não só ali à volta, como na própria fauna e terá um impacto brutal para o turismo de natureza. Outra situação que nos preocupa muito é o aspecto das águas”, disse o membro do movimento.

Segundo o Turismo de Portugal a actividade turística tem assumido um peso crescente no interior do país e tem havido um aumento da procura, tanto de origem nacional como internacional. Entre 2014-2018, em Bragança, o aumento do número de dormidas foi de 38,9%, ou seja, quase mais 37 mil e os proveitos das unidades hoteleiras cresceram 84%, 1,51 milhões de euros.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário