Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 17 de abril de 2021

Museu do Castelo: um espaço dedicado à história e arqueologia de Torre de Moncorvo

 O Museu do Castelo pretende criar um percurso que terá início na porta da traição, podendo o visitante percorrer o troço da muralha do século XIII continuando até à fundação das antigas torres, ao mesmo tempo que terá acesso a informação em vários formatos e que permite ao visitante conhecer a evolução do castelo ao longo dos tempos.
A Câmara Municipal de Torre de Moncorvo implementou nas antigas ruínas do castelo de Torre de Moncorvo o Museu do Castelo. Este espaço museológico está aberto ao público desde dia 12 de abril de 2021, dia em que se assinalaram os 736 anos do foral outorgado por D. Dinis a Torre de Moncorvo.

O Museu do Castelo pretende criar um percurso que terá início na porta da traição, podendo o visitante percorrer o troço da muralha do século XIII continuando até à fundação das antigas torres, ao mesmo tempo que terá acesso a informação em vários formatos e que permite ao visitante conhecer a evolução do castelo ao longo dos tempos.

Além da conservação e valorização dos vestígios arqueológicos do castelo, imóvel classificado com Interesse Público, pretende-se reforçar o papel do centro urbano como polo aglutinador, criar um conjunto de fatores atrativos em termos turísticos e culturais, incentivar a utilização da zona medieval e promover e divulgar estes achados arqueológicos.

O Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves, referiu que este novo espaço “já é um projeto que vem desde o início da década de 80 do século passado, com as escavações e com os estudos e que agora foi o culminar de mais um polo que queremos que crie uma nova centralidade dentro da centralidade que é toda a área medieval de Torre de Moncorvo”. Adiantou ainda que “é um investimento importante” e “um instrumento de qualidade para que possamos conhecer a história de Moncorvo, saber o que somos no presente, para projetarmos o futuro.”

Aquando da sua última visita a Torre de Moncorvo, ainda enquanto Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte, salientou que “este museu, centro interpretativo ou memorial para além da importância que tem na dinâmica do desenvolvimento da vila de Torre de Moncorvo ele pode ser mais uma estrutura cultural que potencie e solidifique a oferta cultural da região para o turismo, mas também para a valorização socioeconómica das comunidades que vivem neste território.”

Os munícipes ou visitantes interessados em conhecer este novo espaço cultural devem dirigir-se à Loja Interativa de Turismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário