Inaugurada no mês de Maria, junta no mesmo espaço peças de Arte Sacra de todas as aldeias do concelho, como explica Antónia Morais, chefe de divisão responsável pelo setor:
“A exposição vai desde obras de pintura, escultura, artes gráficas e ourivesaria. É possível encontrar aqui peças de todas as aldeias do concelho. Temos arte desde o século XV até ao século XXI, é um fenómeno único. É uma forma de dar a possibilidade a todos os macedenses e turistas de visitarem esta exposição tão especial.”
A iniciativa resulta da parceria do Museu de Arte Sacra com a Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, sendo que, acabou por se estender também à Unidade Pastoral de Santo Ambrósio e Unidade Pastoral do Espírito Santo. Uma ideia que embora parecesse quase impossível de concretizar, pode agora ser admirada por todos, considera Roberto Felipe, pároco desta Unidade Pastoral:
“Quando me procuraram para propor uma exposição das imagens de Nossa Senhora, surgiu o desafio. Questionei os funcionários se não gostariam de trazer imagens de todo o concelho, mas diziam sempre que seria muito difícil e complicado. Ainda assim, aceitaram o estímulo e começámos a trabalhar. Confesso, não foi fácil, mas foi muito divertido.”
E a título de curiosidade, algumas das imagens de Nossa Senhora expostas no museu saíram, pela primeira vez, da igreja ou santuário onde, habitualmente, estão patentes:
“A Nossa Senhora de Balsamão é um dos exemplos que nunca saiu do Santuário. Para a equipa do museu acaba por ser motivo de comemorar, porque a Nossa Senhora de Balsamão é muito querida. Vinha sempre uma réplica, portanto o desafio foi bem sucedido.
Também a Nossa Senhora do Freixo veio pela primeira vez, assim como a Nossa Senhora das Flores, da comunidade de Sesulfe, que é muito pesada e tem 1,80 de altura. São peças belíssimas, que vale a pena visitar.”
A exposição está dividida por três salas e comporta cerca de 70 peças. Cada imagem representa diferentes momentos religiosos, de forma a enaltecer a figura de Maria.
A entrada no Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros é gratuita e está aberto ao público de segunda até domingo.
Sem comentários:
Enviar um comentário