Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 25 de maio de 2021

Concelho de Macedo de Cavaleiros tem nova pista de descolagem de parapente

 Foi oficialmente inaugurada a descolagem de parapente na zona Este da Serra de Bornes, perto da aldeia de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Este ponto foi criado há cerca de um ano, e embora já tenham sido realizados vários voos no mesmo, ainda não tinha sido possível estreá-lo formalmente.

Orlando Neves, dirigente associativo e instrutor do BôAr Parapente Clube fala da importância desta nova descolagem:

“Há muito tempo que procurávamos ter uma descolagem para uma orientação diferente que nos permitisse uma maior amplitude com ventos do quadrante leste.

O presidente da junta de freguesia de Chacim foi muito prestável durante todo este processo. Disponibilizou os terrenos para a abertura da descolagem e meios, em conjunto com o Município, para fazer esta obra.”

O instrutor macedense ressalva o empenho dado pelo Município Macedense e autarquias locais na ajuda ao desenvolvimento da modalidade no Nordeste Transmontano, e sublinha as boas condições da região para a sua prática:

“Fez-se algo inédito a nível nacional. Falo da Serra de Bornes, onde havia uma descolagem que era privada e os terrenos foram adquiridos pela Câmara Municipal de Macedo, propositadamente, para o desenvolvimento da modalidade e aumentar o quadrante e segurança na descolagem.  

Nós temos um conjunto de condições incríveis para esta prática. Temos montanha, gastronomia, bem-receber, e além disso estamos localizados numa zona que nos permite ter uma gestão do espaço aéreo onde nos podemos encaixar enquanto voo livre.

Em conjunto também com a Federação Portuguesa de Voo Livre e as Autoridades Aeronáuticas temos salvaguardado a coordenação de voos.” 

Uma novidade perto da aldeia de Chacim que ,José Génio, presidente da junta de freguesia, não nega ser de extrema importância para atrair visitantes:

“São iniciativas sempre bem vindas, porque trazem sempre mais gente à nossa localidade. Desde o início, demonstrei interesse neste projeto por ser muito importante para Chacim.”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo, Rui Vilarinho, deixou no ar a vontade de trazer eventos nacionais e internacionais da modalidade ao concelho:

“O parapente é uma modalidade que já esteve em voga no nosso concelho, e que esteve parada durante 15 anos. Este grupo solicitou a nossa ajuda há cerca de dois anos e temo-lo abraçado da melhor forma. Criámos uma nova pista, que era pretensão deles em função dos ventos. Para isso, solicitámos o presidente da junta de freguesia de Chacim que se revelou prontamente interessado. À semelhança deste, também a primeira pista, em Bornes, foi alargada e ampliada, para que haja condições de receber eventos nacionais e quiçá, internacionais.”  

O BôAr Parapente Clube resulta da união de pilotos e amigos da modalidade em todo o Nordeste Transmontano, sendo que conta, atualmente, com uma escola sediada em Macedo de Cavaleiros.

Na inauguração oficial deste novo ponto de descolagem voaram cerca de 40 pilotos, e foi batido o recorde da Serra de Bornes, com um voo de 240 km de Eusébio Soares, que aterrou junto a Madrid.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário