terça-feira, 25 de maio de 2021

Concelho de Macedo de Cavaleiros tem nova pista de descolagem de parapente

 Foi oficialmente inaugurada a descolagem de parapente na zona Este da Serra de Bornes, perto da aldeia de Chacim, no concelho de Macedo de Cavaleiros.


Este ponto foi criado há cerca de um ano, e embora já tenham sido realizados vários voos no mesmo, ainda não tinha sido possível estreá-lo formalmente.

Orlando Neves, dirigente associativo e instrutor do BôAr Parapente Clube fala da importância desta nova descolagem:

“Há muito tempo que procurávamos ter uma descolagem para uma orientação diferente que nos permitisse uma maior amplitude com ventos do quadrante leste.

O presidente da junta de freguesia de Chacim foi muito prestável durante todo este processo. Disponibilizou os terrenos para a abertura da descolagem e meios, em conjunto com o Município, para fazer esta obra.”

O instrutor macedense ressalva o empenho dado pelo Município Macedense e autarquias locais na ajuda ao desenvolvimento da modalidade no Nordeste Transmontano, e sublinha as boas condições da região para a sua prática:

“Fez-se algo inédito a nível nacional. Falo da Serra de Bornes, onde havia uma descolagem que era privada e os terrenos foram adquiridos pela Câmara Municipal de Macedo, propositadamente, para o desenvolvimento da modalidade e aumentar o quadrante e segurança na descolagem.  

Nós temos um conjunto de condições incríveis para esta prática. Temos montanha, gastronomia, bem-receber, e além disso estamos localizados numa zona que nos permite ter uma gestão do espaço aéreo onde nos podemos encaixar enquanto voo livre.

Em conjunto também com a Federação Portuguesa de Voo Livre e as Autoridades Aeronáuticas temos salvaguardado a coordenação de voos.” 

Uma novidade perto da aldeia de Chacim que ,José Génio, presidente da junta de freguesia, não nega ser de extrema importância para atrair visitantes:

“São iniciativas sempre bem vindas, porque trazem sempre mais gente à nossa localidade. Desde o início, demonstrei interesse neste projeto por ser muito importante para Chacim.”

O vice-presidente da Câmara Municipal de Macedo, Rui Vilarinho, deixou no ar a vontade de trazer eventos nacionais e internacionais da modalidade ao concelho:

“O parapente é uma modalidade que já esteve em voga no nosso concelho, e que esteve parada durante 15 anos. Este grupo solicitou a nossa ajuda há cerca de dois anos e temo-lo abraçado da melhor forma. Criámos uma nova pista, que era pretensão deles em função dos ventos. Para isso, solicitámos o presidente da junta de freguesia de Chacim que se revelou prontamente interessado. À semelhança deste, também a primeira pista, em Bornes, foi alargada e ampliada, para que haja condições de receber eventos nacionais e quiçá, internacionais.”  

O BôAr Parapente Clube resulta da união de pilotos e amigos da modalidade em todo o Nordeste Transmontano, sendo que conta, atualmente, com uma escola sediada em Macedo de Cavaleiros.

Na inauguração oficial deste novo ponto de descolagem voaram cerca de 40 pilotos, e foi batido o recorde da Serra de Bornes, com um voo de 240 km de Eusébio Soares, que aterrou junto a Madrid.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário