A ideia é descobrir e desconfinar nos nove concelhos que compõe a comunidade. Segundo explica o presidente da CIM, Artur Nunes, em cada um dos municípios é proposto um percurso para dar a conhecer um tema natural específico, que caracteriza e distingue a área. "É um plano estratégico para valorizar o património natural, nomeadamente ao nível dos parques naturais e Rede Natura existente em cada um dos nove concelhos".
Em Alfândega da Fé a ideia é descobrir os Lagos do Sabor. Em Bragança o trilho é para observar veados e em Macedo de Cavaleiros para saber mais sobre as aves aquáticas da Albufeira Azibo. Já por Miranda do Douro o “Percurso de São João das Arribas” tem como temática os abutres. Em Mirandela encontra-se o “Percurso de Vale de Lobo” e em Mogadouro o “Percurso da Cascata da Faia da Água Alta”. No concelho de Vimioso o percurso passa pelo rio Angueira e o destaque é a fauna que ali vive. Por Vinhais ganham destaque as borboletas, num trilho que passa pelo parque biológico. Já em Vila Flor o percurso serve para apreciar galerias rupícolas. "Quisemos valorizar a biodiversidade, a natureza e os percursos ao ar livre. Queremos dar força ao que é natural", disse o presidente da CIM.
Esta é uma forma de atrair de novo turistas à região. "Já no ano passado tivemos um aumento do turismo nacional. Este ano é mais uma aposta que fazemos", referiu ainda Artur Nunes.
Foi também criado um passaporte, de modo a estimular o visitante a percorrer todos os percursos. Há ainda uma aplicação móvel que permite conhecer pontos de interesse relacionados com fauna, flora, geologia e paisagem, assim como os melhores locais para a observação do tema de cada percurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário