Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

Freixo de Espada à Cinta acolhe Plataforma Criativa dedicada ao teatro e artes cénicas

 Uma incubadora do Projeto Plataforma Criativa, que será dedicada ao teatro e artes cénicas, vai decorrer entre junho e dezembro, na vila transmontana de Freixo de Espada à Cinta, disse hoje à agência Lusa o encenador Moncho Rodriguez.


"Este é um projeto piloto para a formação de públicos. Queremos ensinar de forma didática através do estímulo do teatro e artes", explicou Moncho Rodriguez.

Segundo o encenador e coordenador do projeto, este programa criativo experimental, dedicado ao teatro e às artes cénicas, através da associação artística e cultural Malazartes, conta com a participação de Pedro Giestas, Elsa Pinho, Simone Brault, Regiane Cunha, Narciso Fernandes, Andreya Silva, Catarina Rapazinho, entre outros atores.

"Vocacionada para a formação cultural e artística de todos os públicos, a Plataforma Criativa tem o apoio da Direção-Geral das Artes e do município de Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança", vincou.

A iniciativa passa por promover esta região transmontana como "um berço acolhedor" de projetos artísticos e culturais, potenciadores de oportunidades e de desenvolvimento local, capazes de estimular o turismo, a economia e contribuir para uma melhor qualidade de vida, indicaram os promotores da Plataforma Criativa.

"Vamos pôr as pessoas a criar novas formas de celebrar a arte, ao mesmo tempo que formamos novos públicos. E não tenho dúvidas de que vamos tenar incutir nas pessoas o gosto pelas artes performativas, porque, ao exercitar sensibilidades, vamos trabalhar as dicotomias criador/público e ator/espectador'", refere Moncho Rodriguez, mentor da Plataforma.

O programa arranca já na próxima quarta-feira, para os mais jovens, com o espetáculo "Beatriz e o Peixe Palhaço", baseado numa obra literária homónima, que fala de esperança e de liberdade e onde o real e o imaginário se confundem, da autoria do próprio Moncho Rodriguez.

A apresentação pública e oficial da Plataforma Criativa terá lugar as 21:00, do próximo dia 04 de junho, no adro da Igreja Matriz de Freixo de Espada à Cinta.

De seguida, Elsa Pinho dará corpo e voz à peça "Sozinha", uma produção própria, encenada por João Guisande, que aborda o universo feminino, através da consciência, de direitos, necessidades e do papel ativo na defesa das tradições e costumes.

A Plataforma Criativa contempla, ao longo deste meio ano, residências artísticas de novas linguagens cénicas, através do teatro, da dança, da música e das artes de rua.

"A arte vai sair à rua e toda a gente vai poder participar. Muitos dos espetáculos programados serão apresentados e executados na rua e os ensaios também. A cultura é segura", frisou Moncho Rodriguez.

Para a realização deste projeto haverá o envolvimento do Agrupamento de Escolas Guerra Junqueiro, de Freixo de Espada à Cinta, e outras associações locais, que permitirá a realização de oficinas de formação para novos públicos. A coprodução de um espetáculo inédito vai possibilitar a intervenção de crianças, jovens, adultos e famílias.

Está ainda programado, de forma continuada, um conjunto de espetáculos e celebrações artísticas para espaços públicos convencionais e alternativos, trazendo inovação na participação dos espectadores, sem esquecer o cumprimento das novas regras sanitárias para utilização dos espaços públicos.

Moncho Rodriguez é o nome artístico de Ramon Rodriguez Guisande, um encenador de nacionalidade espanhola, que reside em Portugal há mais de trinta anos.

Trata-se de um encenador, cenógrafo, figurinista, aderecista, músico, dramaturgo e diretor e formador de atores.

Moncho Rodriguez é reconhecido como "um dos mais ativos encenadores do teatro ibérico, conta com mais de 45 anos de carreira profissional desenvolvida entre Espanha, Portugal e Brasil", adianta a apresentação do projeto.

Sem comentários:

Enviar um comentário