domingo, 23 de maio de 2021

De vez em quando e a Escadaria do São Bartolomeu

 Insisto no tema mas não me vou alongar sobre ele.

Há uns anos a esta parte, neste mesmo espaço de participação cívica, falámos sobre a necessidade, ou melhor, na urgência, em intervir na conservação da escadaria que nos pode levar da Estrada de Turismo ao São Bartolomeu.

O desleixo, ou o vandalismo, que as fotos bem demonstram, é intolerável.

Decidam-se!

CMB, UFSSMM e JF de Samil,... ENTENDAM-SE e dignifiquem um espaço de tanta memória para os cidadãos de Bragança.

Em tempos de escadas que rolam e rolam até encravarem... é proibido conservar as que eram subidas pela força das pernas, do querer ou da devoção?

Por este caminho, as escadarias, em breve, passarão a lenda...





HM

Em sequência do alerta efetuado, a União de Freguesias da Sé, Stª Maria e Meixedo, prestou, hoje dia 23/05/2021, um precioso esclarecimento na sua página do facebook sobre o assunto, com um conjunto de fotos que demonstram bem o estado lastimoso em que ficou a escadaria.

Escadario de São Bartolomeu

Todos os brigantinos consideramos e temos apreço pelas escadas do São Bartolomeu, pensamos serem já uma referência de Bragança. Também para quem gosta de passeios pedestres, é um excelente percurso que realiza. Nestes últimos 4 anos tivemos sempre brio em trazer aquelas escadas limpas, mas a sabermos que necessitam de obras.
Há quinze dias foram limpas mais uma vez, eram e vão ser limpas sempre que necessitem, o que não podemos apoiar é atos de vandalismo como o verificado nos últimos dias nas mesmas. 
Publicamos uma foto de há quinze dias e as outras tiradas hoje.

Jipe, Moto quatro? Provavelmente.

A UFSSMM





Foto tirada após a limpeza efetuada há 15 dias

No mesmo sentido, o Município de Bragança reagiu na sua página do facebook com uma nota informativa.

O Escadario de São Bartolomeu foi, recentemente, vandalizado. Ato desrespeitoso para com a cidade e para com todos os brigantinos.
𝗢 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗕𝗿𝗮𝗴𝗮𝗻𝗰𝗮 𝗿𝗲𝗽𝘂𝗱𝗶𝗮 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗮𝘁𝗼 𝘃𝗶𝗹 𝗲 𝗶𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮 𝗾𝘂𝗲 𝗶𝗿𝗮́, 𝗮𝗺𝗮𝗻𝗵𝗮̃, 𝗮𝗴𝗶𝗿 𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗻𝗳𝗼𝗿𝗺𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗷𝘂𝗻𝘁𝗼 𝗱𝗮𝘀 𝗲𝗻𝘁𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗲𝘁𝗲𝗻𝘁𝗲𝘀, 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮𝗻𝗱𝗼 𝗾𝘂𝗲𝗶𝘅𝗮.
Esperamos que este ato de vandalismo seja punido de forma justa e exemplar. 
O património público é de todos. Zelar por ele não é apenas uma obrigação das entidades públicas, mas também de cada um de nós.
O Município de Bragança envidará todos os esforços no sentido da sua rápida recuperação.

Município de Bragança

1 comentário:

  1. Recuperar a escadaria de acesso ao São Bartolomeu, é respeitar as memórias de gerações de Brigantinos. Descobrir quem as danificou com os seus "todo terreno" borrifando-se p'rás nossas memórias, era "ouro sobre azul"!!!

    ResponderEliminar