segunda-feira, 31 de maio de 2021

Obras de dois milhões no Mercado Municipal de Macedo aprovadas pelo Tribunal de Contas

 Os trabalhos preparatórios vão arrancar nos próximos dias e Benjamim Rodrigues espera que no verão de 2022 seja possível inaugurar o novo espaço.
As obras de reabilitação do Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros vão arrancar muito em breve, depois de o Tribunal de Contas ter dado parecer positivo ao contrato de adjudicação da empreitada. As obras estão avaliadas em 2 013 996,83 euros e têm um prazo de conclusão de 400 dias. “É mais um passo que damos no nosso concelho para criar mais e melhores condições aos lojistas e feirantes que apostam e acreditam em Macedo de Cavaleiros para desenvolver a sua atividade económica”, assevera o presidente da autarquia.

Benjamim Rodrigues explica que “é uma boa notícia que recebemos do Tribunal de Contas e que nos permite, por fim, avançar com uma obra fundamental para o concelho e para os lojistas e feirantes”. O autarca macedense adianta que com a concretização deste projeto “cria-se um novo perfil urbano naquela zona da cidade”. Recorde-se que em paralelo a esta empreitada, arrancou também esta semana a obra de requalificação da envolvente ao Mercado Municipal e a 2.ª fase do projeto BiCity. “Vamos ter um novo perfil urbano nesta zona da cidade, com melhores acessos, uma zona mais ajardinada e um corredor de ciclovia para que as pessoas possam utilizar um perímetro ciclável ainda maior, dado que irá ligar à ecopista da primeira fase do projeto, que já está praticamente concluída”, acrescenta o autarca macedense.

As obras de requalificação do Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros vão finalmente avançar depois de um primeiro procedimento concursal ter ficado deserto há cerca de meio ano. Benjamim Rodrigues explica que “com a pandemia da COVID-19, e todos os constrangimentos que a mesmo representou a nível mundial, houve um grande conjunto de matérias-primas, sobretudo de alumínios, que encareceram de forma significativa. Isso levou a que o nosso projeto encarecesse um pouco e as propostas que recebemos ficaram muito aquém do desejado”, acrescenta.

Agora, e com o visto do Tribunal de Contas, “esperamos muito em breve poder avançar com o início das obras”. “Vamos proceder à reabilitação total do espaço, com novas condições, novos materiais e mais conforto para todos os lojistas e feirantes que ali desenvolvem a sua atividade”, frisa Benjamim Rodrigues. A parte estrutural do edifício vai manter-se, mas com um reforço da engenharia e arquitetura do mercado.

“O novo espaço será atrativo e de reunião para os macedenses. Vai permitir ter outras condições como um espaço social, com um auditório e zonas de convívio, que nos permitem realizar aqui outro tipo de eventos”, conta o autarca. Benjamim Rodrigues está convicto de que “o novo Mercado Municipal de Macedo de Cavaleiros terá vários fatores atrativos para que as pessoas procurem aquele espaço para instalarem as suas lojas”.

Os trabalhos preparatórios vão arrancar nos próximos dias e Benjamim Rodrigues espera que no verão de 2022 seja possível inaugurar o novo espaço.

Sem comentários:

Enviar um comentário