Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Inauguração da exposição “Máscaras rituais de Portugal”

 A Casa da Cultura de Vimioso acolhe a exposição “Máscaras rituais de Portugal”, do colecionador Roberto Afonso, numa iniciativa que pretende dar a conhecer ao público as festas e rituais com mascarados existentes de norte a sul do país.


Na exposição, estão máscaras do colecionador e investigador Roberto Afonso, reunindo perto de meia centena de elementos representativos de festas e rituais do chamado “Inverno Magico” e além dele.


O Nordeste Transmontano é o território mais representado com cerca de 30 máscaras, oriundas dos concelhos de Mogadouro, Vinhais, Bragança, Vimioso, Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros e Mirandela.

Segundo Roberto Afonso, sem os artesãos não seria possível a continuidade destes rituais, já que as máscaras são o elemento fundamental destas festas.

As tradicionais festas com mascarados, em Portugal, têm início em 31 de outubro e terminam na quarta-feira de Cinzas.

Sobre o significado das máscaras, o investigador disse que “a máscara é uma marca distintiva da cultura popular no Nordeste Transmontano”.

Esta mostra itinerante, patente na Casa da Cultura de Vimioso, no distrito de Bragança, até 31 de janeiro de 2022, cumpre o seu quarto ano de existência.

Depois de ter sido apresentada publicamente na Mascararte - Bienal da Máscara de Bragança, em 2017, passou já pelos seguintes locais de Portugal e Espanha: Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (Lazarim-Lamego), Museu Etnográfico Provincial de León (Espanha), Ecomuseu de Barroso - Espaço Padre Fontes (Montalegre), Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes (Mirandela), Museu do Ferro (Torre de Moncorvo), Casa das Artes e Ofícios (Mogadouro), Colégio Universitário (Zamora), Auditório Municipal (Freixo de Espada à Cinta), Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro), Centro de Interpretação do Território (Sambade, Alfandega da Fé) e Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

Nesta exposição são apresentadas 43 composições tridimensionais, com cerca de 70 máscaras, assinadas por mais de 40 artistas/artesãos, que representam 38 festas com mascarados em Portugal dos distritos de Bragança, Coimbra, Guarda, Porto e Viseu, ilustradas com textos de autores especialistas na matéria.

Em dezembro de 2020 foi publicado o livro “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso: Mascaradas Vinhaenses”, numa edição do município de Vinhais.

Num conceito que rompe com a convencional exposição de máscaras, o conjunto das ‘assemblages’ que o colecionador/investigador criou tem vindo a aumentar e apresenta-se, também, como um roteiro das festas com mascarados em Portugal, disposto cronologicamente, entre 31 de outubro e 24 de junho, conjugando vários acessórios, fragmentos de trajes e utensílios usados pelos protagonistas das festas e associados a cada ritual representado.

Sem comentários:

Enviar um comentário