Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 5 de março de 2022

Macedo de Cavaleiros vai inaugurar museu dedicado aos Templários até final do verão

 Nova unidade museológica resulta do trabalho conjunto com a Associação das Terras Quentes e irá valorizar o papel da Ordem dos Templários no Nordeste Transmontano.


O Município de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Associação das Terras Quentes, vai abrir até final do verão de 2022 um museu dedicado à Ordem dos Templários e ao seu papel no Nordeste Transmontano. “A Ordem dos Templários e o seu papel na Formação da Identidade Nacional têm uma presença muito forte no nosso território e é de inteira justiça que se avance com este projeto”, salienta o presidente da autarquia macedense, Benjamim Rodrigues.

O presidente da autarquia garante que “este não será só mais um museu em Macedo de Cavaleiros, será dedicado aos Templários e irá contribuir para gerar uma nova dinâmica no concelho”. “Estou convicto que, juntamente com o Museu de Arte Sacra, o Museu Martim Gonçalves de Macedo e o Museu Coronel Albino Pereira Lopo, o município vai passar a dispor de uma rede de equipamentos sinergicamente importantes para captar turismo, para servir de apoio pedagógico regional e para afirmar, com toda a propriedade, que no Nordeste Trasmontano Aqui Também Nasceu Portugal”.

Esta nova unidade museológica de Macedo resulta de trabalhos de investigação desenvolvidos pela Associação de Defesa do Património “Terras Quentes” ao longo dos anos. “É um trabalho desenvolvido na linha do espírito regionalista que animou a intelectualidade do distrito de Bragança na viragem do século XIX para o século XX, dando um passo para repor, com elevado nível, o que de justiça a Historiografia Portuguesa deve ao Nordeste Português”, explica o presidente da associação, Carlos Mendes.

A nova unidade resulta de um repto lançado nas últimas “Jornadas da Primavera” da Associação “Terras Quentes” e cujo desfecho começa agora a ser traçado. “Só assim faz sentido trabalhar, em parceria, em cooperação com as instituições que podem ajudar a alavancar o nosso concelho”, sustenta Benjamim Rodrigues.

Sem comentários:

Enviar um comentário