Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 22 de março de 2022

Mais recente livro de Jorge Nunes revisita Congressos Transmontanos

 "Congressos Transmontanos (1920-2020) – Unir o tempo do passado, do presente e do futuro" é o mais recente livro do ex-presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes.


Este livro faz o percurso de um século de congressos em Trás-os-Montes e Alto Douro, sendo que nele estão transcritas parte das intervenções dos congressistas, quem foram, bem como uma pequena biografia dos mesmos.

Segundo Jorge Nunes, o livro retrata as preocupações dos participantes sobre o território, assim como propostas possíveis para resolver esses mesmos problemas.

“Encontramos congressistas absolutamente notáveis, pessoas de uma preparação incrível, com uma visão dos problemas da região mas também com uma visão nacional. Pessoas que se afirmaram e que vieram a ser reconhecidas, que surgiram e partiram de terras pobres e abandonadas. Eram homens de grande valor. Portanto, acho que é um livro onde encontramos informação descritiva e de natureza estatística muito relevante, que nos permite perceber o que foi a evolução de um século notável neste território e a nível global, em temas sobre agricultura, saúde, acessibilidades, economia, entre outros”, esclareceu o autor.

Este século de congressos, que foi de grandes mudanças, das quais beneficiou o país e a região, foi também de "sofrimentos". Segundo Jorge Nunes, alguns ainda perduram, sobretudo a demografia, o despovoamento, o envelhecimento e o abandono do território".

“As transformações foram muitas, particularmente no pós-25 de Abril, mas há preocupações que persistem, que são muito significativas. A última parte do livro é dedicada exactamente a uma perspectiva de como encarar aquele que hoje é o problema principal da região, que é a demografia, o despovoamento, o envelhecimento, o abandono do território”, vincou Jorge Nunes.

Jorge Nunes sublinhou a importância dos congressos, lembrando o que se conseguiu com o terceiro, numa altura em que era presidente da câmara de Bragança.

“Tinha o foco nas acessibilidades para desencravar o território e numa década e pouco foi construída a A4, o IP2 e o IC5”, afirmou.

O próximo congresso, o quinto, não está ainda marcado, nem há previsões de quando possa acontecer. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário