Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Aluno brigantino recebe Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto

 Um ex-aluno da escola secundária Emídio Garcia, em Bragança, foi distinguido com o Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto


Pedro Maltez tem 18 anos e acabou o secundário, este ano, com média de 20 valores. Notas que lhe valeram a distinção. "Nunca tive muitas dificuldades em tirar boas notas. Claro que, tive que estudar também bastante. Nunca tive necessidade de sair muito, sempre fui um rapaz mais tranquilo, tentei sempre focar-me nos estudos, sabia que era o importante agora. Quando meto um objectivo na cabeça é raro não o alcançar".

Quando soube que ia receber o prémio, admite que ficou contente por ter visto o seu trabalho reconhecido. "Claro que fique contente. Eu concorri porque pensei que se calhar tinha probabilidade de ganhar. Toda a gente fica contente por saber que o seu esforço é reconhecido".

O objectivo de tirar 20 a todas as disciplinas, fez o jovem abdicar de muitos momentos com amigos e família. "Houve momentos em que pensei que não vale a pena, que não ia conseguir. É normal duvidarmos de nós quando tentamos uma coisa dessas. Abdiquei de estar com a minha família e sair com amigos, em alguns momentos, para conseguir tirar estas notas".

Neste momento frequenta o primeiro ano de licenciatura em Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico de Lisboa. "Porquê engenharia? É uma boa pergunta e já a fiz mal entrei no ensino secundário. Sempre tive uma fixação por descobrir e tentar fazer. O meu curso é mais voltado para a física teórica. Física é vida".

Pedro Maltez recebeu o Prémio Nacional Professor Doutor José Pinto Peixoto, no valor de mil euros, este sábado. A distinção é atribuída a jovens, dando-lhes o exemplo do geofísico e meteorologista José Pinto Peixoto, no que diz respeito a qualidades e atitudes a desenvolver.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário