A Feira Franca dos Produtos da Terra, Amendoeiras em Flor, começou este sábado em Mogadouro. Esta é já a trigésima sexta edição do certame que vai ainda decorrer até ao próximo domingo. Animação musical, caminhadas, passeios, provas de BTT marcam a feira, mas a grande atracção passa pela venda dos produtos da região.
“Estamos em representação de um produto endógeno para mostrar que em Trás-os-Montes também se faz vinho de qualidade, vinho certificado, portanto é para marcar essa presença e dar essa valorização”, disse a expositora Rute Gonçalves.
“Já há cerca de 15 anos que faço esta feira e venho sempre. Temos nozes, amêndoas, figos, leguminosas, avelãs”, referiu a expositora Martina Castro.
O presidente da câmara de Mogadouro, António Pimentel, acredita que esta é uma forma de dinamizar a economia local, mas reconhece que o certame não pode crescer enquanto não forem dadas condições para receber os visitantes.
“Estamos a procurar consolidar esta feira, munindo-a de instrumentos que permitam ganhar nova dinâmica, nomeadamente ao nível da hotelaria. É um sector que me tem preocupado”, referiu o autarca.
António Pimentel afirma que Mogadouro é o segundo maior concelho de produção de amêndoa da região, com a plantação de cinco mil hectares de amendoais nos últimos anos. No entanto, é preciso sensibilizar os produtores para a comercialização.
“É preciso dinamizar sobretudo o empreendedorismo, ver se temos jovens que já começam nalguns sectores, como por exemplo nos vinhos, onde não produzimos só, também já comercializamos efectivamente”, disse.
Este sábado, o município falou ainda da plataforma Origem Mogadouro, que conta já com mais de 20 produtores do concelho e ainda alguns restaurantes e comércios. O site tem vindo a crescer. Em breve, junto ao posto de turismo da vila, será criado um espaço para venda directa dos produtos.
A Feira Franca dos Produtos da Terra, Amendoeiras em Flor de Mogadouro decorre ainda dias 11 e 12 de Março.
Sem comentários:
Enviar um comentário