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SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 17 de março de 2023

Assinado memorando “Projeto Escolas de Fronteira” na Cimeira Luso-Espanhola

 A rede de escolas de fronteira inclui as regiões/distritos de Bragança, Guarda, Portalegre, Faro, e as Comunidades Autónomas de Castela e Leão, Estremadura e Andaluzia.


Foi assinado um memorando de entendimento “Projeto Escolas de Fronteira” pelo Ministro da Educação, João Costa, e pela Ministra da Educação e Formação Profissional espanhola, Pilar Alegría, no âmbito da Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Lanzarote.

“Este projeto constitui um importante instrumento para o fortalecimento da cooperação bilateral entre os dois países ibéricos, o respeito pela dignidade da pessoa humana, o exercício da cidadania plena, a solidariedade pela diversidade cultural e pelo debate democrático, nas populações mais jovens”, refere um comunicado do Ministério da Educação.

Com esta iniciativa Portugal e Espanha reafirmaram e reforçaram a aposta conjunta no desenvolvimento educativo, social e económico dos territórios de fronteira, providenciando às populações que habitam estas regiões uma educação de qualidade, incluindo conhecimentos e competências associados ao bilinguismo e à interculturalidade relevantes para a cidadania, o prosseguimento dos estudos e a empregabilidade em ambos os países.

O Projeto Escolas Bilíngues e Interculturais “Escolas de Fronteira” tem como finalidade alavancar uma aprendizagem de qualidade, com a colaboração entre professores e alunos, promoção do bilinguismo, o intercâmbio de conhecimentos, de práticas pedagógicas e de conteúdos curriculares; formar cidadãos através da compreensão intercultural; valorizar os territórios como forma de promoção do crescimento económico e do combate ao despovoamento e promover o reconhecimento mútuo cultural e linguístico, através da geminação entre escolas.

O projeto conta com a participação de 5 Agrupamentos de Escolas Portuguesas, envolvendo 8 escolas básicas, e 6 Centros Espanhóis e tem como grande eixo a capacitação e formação contínua de professores em competências plurilingues e interculturais, tendo como parceiro privilegiado, a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI).

Durante o encontro bilateral, realizado entre os Ministros, ficou ainda acordado que Portugal e Espanha irão colaborar no âmbito da formação profissional através da criação de uma comissão técnica mista para trabalhar a dimensão da certificação profissional e o intercâmbio de estudantes para a realização de estágios profissionais, contribuindo desta forma para a internacionalização da formação profissional dos dois países.

Da reunião saiu também um compromisso que visa a colaboração na promoção de valores cívicos e democráticos no espaço europeu, em especial na igualdade de género do acesso das raparigas a áreas de formação em STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática.

A rede de escolas de fronteira inclui as regiões/distritos de Bragança, Guarda, Portalegre, Faro, e as Comunidades Autónomas de Castela e Leão, Estremadura e Andaluzia.

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