Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 15 de abril de 2023

Vinhais dá 200 euros a médicos que se fixem no concelho transmontano

 O município de Vinhais aprovou um apoio mensal de 200 euros, para ajudar nas despesas, a médicos que se fixem neste concelho do distrito de Bragança, informou hoje a Câmara Municipal.


Esta foi uma das duas propostas aprovadas na reunião de Câmara de quinta-feira, com o objetivo de “apoiar e melhorar o acesso aos cuidados de saúde primários” à população.

Além do apoio aos médicos, foi também aprovada uma ajuda financeira mensal de 150 euros às freguesias do concelho para que continuem a prestar cuidados de enfermagem e outros à população.

De acordo com o município, o apoio financeiro para a fixação de médicos “traduz-se num valor mensal de 200 euros, a atribuir aos médicos que exerçam ou venham a exercer funções no centro de saúde de Vinhais”.

“O executivo municipal pretende atrair estes profissionais para o concelho e o valor será uma ajuda para o pagamento de despesas com arrendamento ou comparticipação no crédito à habitação, bem como serviços básicos como luz, água, gás, Internet e deslocações diárias”, esclarece, em comunicado.

A autarquia transmontana lembra que “a falta de médicos é um problema recorrente em todo o território português, com maior incidência no interior do país e Vinhais não é exceção”.

Esta medida financeira, do apoio de 200 euros, “é uma das formas que o executivo municipal encontrou para enfrentar de maneira positiva estes desafios, proporcionando um ambiente favorável ao exercício da profissão, melhorando, desta forma, a prestação dos cuidados de saúde na região”.

Para além deste apoio, a Câmara Municipal de Vinhais tem suportado as despesas de alojamento e alimentação de médicos que têm vindo fazer a consulta aberta no centro de saúde”.

Para apoiar a prestação de cuidados de proximidade, o município aprovou também um incentivo financeiro de 150 euros mensais a atribuir às juntas e uniões de freguesia do concelho “para a prestação de serviços de enfermagem e outros cuidados de saúde de que necessitem as populações”.

Com a parceria entre a câmara e as freguesias pretende-se “apoiar e incentivar a melhoria da qualidade de vida, principalmente dos mais idosos e vulneráveis, potenciando a inclusão social”.

HFI // JAP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário