Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 11 de julho de 2023

Camilo de Mendonça – Uma biografia e um testemunho

 Apresentação do Livro de Álvaro Mendonça
Camilo de Mendonça – Uma biografia e um testemunho
Biblioteca Municipal de Bragança, dia 11 de julho de 2023, pelas 18.00 horas

Camilo de Mendonça foi um agrónomo, humanista e pensador do Trás-os-Montes moderno. Partindo do fim dos anos cinquenta de uma região que praticamente vivia no século XIX, muito longe da modernidade nacional e muito mais longe da modernidade europeia.

Capaz de uma visão única e integrada de toda a arquitectura social e económica, projectou unidades industriais de vanguarda e introduziu novas culturas e sistemas comerciais.

Esta biografia traça as suas raízes familiares, retrata o seu pensamento estratégico para a região, descreve as fases de desenvolvimento da obra do Complexo Agro Industrial do Cachão - CAICA - e das Cooperativas que lhe estavam associadas. Ilustra ainda a imensa luta para, em 15 anos, trazer Trás-os-Montes para a actualidade do seu século.

Procura ainda fazer justiça aos seus colaboradores.

Sem comentários:

Enviar um comentário