Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 20 de julho de 2023

Livro recorda professora primária

 Isménia da Purificação Galvão, nasceu em Milhão, aldeia do concelho de Bragança, em fevereiro de 1934 e foi professora primária em várias escolas do distrito de Bragança e viu o seu percurso agora recordado em livro.
Foi professora do ensino básico durante quase quatro décadas e passou por diversas aldeias do distrito, desde a Bouça, Nunes, Argozelo, Talhas, Paradinha e Babe.

Neste seu percurso foi não só registando episódios quotidianos, pessoas e lugares, em verso, como também registos fotográficos.

Após o seu recente falecimento, e como homenagem, foi editado “o seu livro” com estes registos da sua vida de 89 anos, que pode ser solicitado à família ou AQUI.

1 comentário:

  1. É sempre salutar, manter viva a memória das pessoas que marcaram a vida das comunidades locais, por todas as razões! Da minha experiência pessoal, guardo memórias (por razões distintas) da professora Maria Almeida da escola primária da estação, e da professora Maria dos Prazeres junto ao ciclo preparatório, esta última, uma verdadeira instituição pelos seus métodos severos de ensino e pela relação afectiva que construiu com os seus alunos! Gostos à parte, são personagens que marcam a nossa existência e formação enquanto indivíduos, pelo legado que nos deixam em matéria pedagógica, humana e social! Todo um património educativo e cultural que merece ser invocado! HC

    ResponderEliminar