Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Escritor Alexandre Parafita lança livro com lendas e contos transmontanos

 O escritor e etnógrafo Alexandre Parafita acaba de lançar o livro “Lendas e Contos Populares Transmontanos, vol. 1: Bragança e Vinhais”


A obra conta com 215 narrações. São lendas e contos que servirão para manter vivo algum património cultural transmontano. “O que este trabalho essencialmente reúne é um vasto conjunto de lendas e contos populares, que as populações dos meus rurais mantêm activos. Há também um estudo de natureza histórica e antropológica sobre esses conteúdos para quem ler estas obras saiba, não só o que as pessoas contam, mas também o que isso significa em termos de mensagens culturais, em termos da formação da identidade”, explicou o autor.

Um trabalho que Alexandre Parafita considera de extrema importância, nos tempos de hoje. “Um dia destes, quando a globalização se impuser já não se conhecerá o que as populações mais antigas têm para transmitir às novas gerações e este trabalho vai um pouco ao encontro dessa preocupação”, referiu.

O livro foi apresentado, na semana passada, em Vinhais, pelo director artístico do grupo de teatro Filandorra, sendo que foram teatralizadas algumas lendas e contos e entregue o certificado de narrador da memória a um conjunto de cidadãos do concelho, que “demonstraram capacidade de transmitir às novas gerações a memória cultural das suas comunidades”.

O autor garante que o trabalho não ficará por aqui, uma vez que está já a “desenvolver trabalho noutros concelhos”.

Prevê-se que o próximo ou próximos livros integrem também concelhos do distrito de Vila Real, já que o autor considera que a região, Trás-os-Montes e Alto Douro, é a “mais rica em património cultural imaterial”.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário