Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Resíduos do Nordeste nega más condições de trabalho denunciadas por sindicato

 A Resíduos do Nordeste nega que haja meia centena de funcionários da Grandalvo, que presta serviços a esta empresa, que trabalhem em más condições. Esta manifestação surge depois de o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional ter dito que ainda nada mudou, apesar de há um ano a ACT ter apresentado uma denuncia, sobre o caso, ao Ministério Público.


A Administração da Resíduos do Nordeste referiu, por email, que “as declarações proferidas pelo responsável sindical são lamentáveis, infundadas e inqualificáveis, não correspondendo à realidade das condições existentes nas instalações da empresa”. Recorde-se que Francisco Marcos, coordenador regional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, para já nada teria mudado e que havia estábulos com melhores condições do que alguns armazéns da Resíduos do Nordeste.

O Centro de Triagem em questão, inaugurado em outubro de 2024, “foi já objeto de visitas por parte da ACT, do Delegado de Saúde e de outras entidades competentes” e em todas estas ocasiões “foi confirmado o cumprimento integral das normas legais em vigor”, disse a empresa.

“A Resíduos do Nordeste pauta a sua atuação por elevados padrões de qualidade, com especial enfoque na saúde, higiene e segurança no trabalho. Nesse sentido, são regularmente identificadas e implementadas medidas de melhoria contínua, de forma proativa e responsável”, lê-se ainda.

Relativamente a questões judiciais, a empresa esclarece que “as mesmas serão dirimidas em sede própria”. Contudo, “até ao momento, os Tribunais têm reconhecido que a atuação da Resíduos do Nordeste cumpre a legislação aplicável”.

“Rejeitamos veementemente qualquer tentativa de denegrir a imagem da empresa com base em alegações infundadas e reiteramos o nosso compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito pelos trabalhadores, sejam eles diretos ou indiretos”, esclareceu ainda a empresa.

O sindicato está a promover, desde dia 29 de setembro e até 21 de novembro, uma campanha de contacto e esclarecimento com trabalhadores, bem como junto das autarquias e populações que servem, para alertar para as condições de trabalho e de vida destes trabalhadores. No distrito de Bragança a adesão foi positiva.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário