Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Vinhais é o concelho mais envelhecido do país

 O autarca, Luís Fernandes, diz que há falta de apoio do Poder Central para inverter cenário


O concelho de Vinhais surge no topo da lista dos municípios mais envelhecidos de Portugal. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística, relativos a 2024, os mais recentes, 46,3% da população residente tem 65 ou mais anos, um valor muito acima da média nacional, que se situa nos 24,3%.

O presidente da Câmara Municipal de Vinhais, Luís Fernandes, reconhece a gravidade da situação, mas frisa que este não é um problema exclusivo do concelho, mas sim de todo o interior e do próprio país.

“Claro que nos preocupa por ser o concelho mais envelhecido do país. Repare, isto é um drama que não é só do concelho de Vinhais, é um drama que é mais também do interior e até, quem sabe, do próprio país. Aquilo que nós temos feito enquanto município é criar medidas de apoio, tendo em atenção esses números e esses dados, a nível da saúde, a nível de transportes, portanto, algo que podemos fazer para ajudar, tendo em atenção essa situação”

O autarca reforça que o Governo tem um papel a assumir no que diz respeito a este tema.

“É claro que terá que haver medidas, ou deveria haver medidas, por parte do Poder Central, que não têm sido tomadas já há décadas, no sentido de inverter esta situação, que realmente é preocupante e que leva a que uma parte do território, esteja praticamente deserta e a outra esteja sobrelotada. Por isso é que surgem os problemas a nível da habitação, entre outros problemas, que também resultam de tudo isto que tem sido feito ao longo de décadas e que tem sido um erro”

Luís Fernandes aponta que Vinhais tem registado o regresso de algumas pessoas já em idade de reforma, bem como a fixação de imigrantes, atraídos pela qualidade de vida e pelas condições existentes no concelho.

Escrito por Rádio Brigantia.
Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário