Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

'Momentos de pânico' na madrugada de incêndios em Torre de Moncorvo

O presidente da Junta de Carviçais, Torre de Moncorvo, disse à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se viveram "momentos de pânico" na localidade, devido ao incêndio que lavra na região desde terça-feira.
"Vivemos uma situação muito complicada, já que o incêndio lavrava em várias frentes, tendo chegado mesmo a ameaçar um armazém de produtos para a construção civil e combustíveis, um restaurante e uma unidade de turismo rural", disse José Teixeira à agência Lusa.
A aldeia esteve "praticamente cercada pelo fogo", disse o autarca, reconhecendo que "há bombeiros de várias zonas do país [envolvidos no combate às chamadas] que não conhecem os acessos, o que dificulta a ação no terreno".
Segundo José Teixeira, só depois das 04:00 de hoje é que a situação na aldeia de Carviçais ficou "mais controlada".
"O problema deste incêndio é que foi um ano muito chuvoso e as populações não tiveram cuidadosos com a limpeza das matas e, depois, pagam todos pela mesma medida, o que é uma chatice" acrescentou.
O autarca adiantou que, cerca das 09:30, a situação estava mais calma, mas o vento está sempre a mudar de direcção.
Os meios de combate no teatro de operações foram, esta manhã, reforçados com dois aviões bombardeiros espanhóis.
O fogo, que deflagrou às 13:47 de terça-feira, tinha às 09:15 de hoje três frentes ativas.
No combate a este incêndio estavam, à mesma hora, 724 homens, apoiados por 193 veículos e cinco meios aéreos, sendo dois destes aviões bombardeiros espanhóis.
O incêndio já consumiu algumas centenas de quilómetros quadrados de culturas como o amendoal, olival, sobreiros e algumas hortas.

Lusa/SOL

Sem comentários:

Enviar um comentário