Entrou ontem em vigor o horário alargado de funcionamento da consulta aberta no centro de Saúde de Santa Maria, na cidade de Bragança.
A unidade de saúde encerra habitualmente às 20h nos dias de semana, no entanto perante um registo de uma maior afluência aos serviços de urgência decorrente de um surto gripal desde o início desta semana, a Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) criou um período extraordinário de consulta aberta entre as 19 e as 22 horas, de segunda a sexta, e das 14h às 20h ao sábado e domingo.
O objectivo é evitar congestionamento da urgência hospitalar e demora no atendimento, como explica o director clínico da ULS Nordeste Domingos Fernandes.
“Constatou-se um aumento do afluxo de 30 por cento aos serviços de urgências médico-cirúrgica, mas sem aumento dos tempos de espera.
Alargámos o período que tínhamos de consulta aberta por forma a que os utentes com menor gravidade possam recorrer a estes serviços deixando mais liberto o serviço de urgência para as situações mais graves”, frisa. Uma equipa constituída por um médico um enfermeiro, um administrativo e um auxiliar vão assegurar o horário alargado.
Sílvia Costa, directora clínica dos centros de saúde da ULS Nordeste, apela a que nos casos de doença não aguda a primeira opção do doente seja dirigir-se ao centro de saúde. “Neste caso da gripe e do afluxo aumentado na urgência podemos gerir de forma a que a urgência não sofrer. Podemos tratar uma gripe facilmente e podemos se ocorrer uma doença mais grave fazer uma triagem e devolver à urgência”, explica, adiantando que no ano anterior houve vantagens na aplicação de medidas semelhantes em anos anteriores nos dois centros de saúde de Bragança, e de um em Mirandela e outro em Macedo de Cavaleiros.
Para já o alagamento de horário da consulta aberta só está a funcionar para o Centro Saúde de Santa Maria, que serve cerca de 21 mil utentes, mas o plano é reajustável e outros centros de saúde podem vir a dar a mesma resposta, nomeadamente nas cidades de Macedo de Cavaleiros e Mirandela.
Outras medidas podem vir a ser aplicadas na ULS Nordeste caso se apresente a necessidade. “Estão também previstas medidas excepcionais no próprio serviço de urgências e a jusante no internamento”, frisa o director clínico. Um surto gripal que provocou o aumento em 30 por cento de afluxo às urgências hospitalares motivou para já o alargamento de horário do centro de saúde de Santa Maria em Bragança até às 10 da noite.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário