terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Protecção Civil lança alerta por causa de neve, gelo e descida da temperatura

A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) lançou um alerta devido à previsão de chuva, neve e perigo de formação de gelo nos próximos dias.
Num aviso à população, a protecção civil refere que se prevê queda de neve nas regiões do norte e do centro acima de 800 metros de altitude até ao início da tarde de amanhã e estarão reunidas as condições propícias para a formação de gelo no período noturno, sendo ainda de esperar desconforto térmico das populações das terras altas do interior devido à descida acentuada da temperatura mínima associadas ao vento forte.
Tendo em conta as condições meteorológicas, a protecção civil alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano e de inundação. 
A ANPC adverte ainda para a possível ocorrência de acidentes relacionados com intoxicações por inalação de gases e de incêndios em habitações, resultantes da má utilização de lareiras e braseiras. 
Como medidas preventivas, a Protecção Civil recomenda a população a adoptar uma condução defensiva, reduzir a velocidade, transportar as correntes de neve nas viaturas, e colocá-las sempre que se circular nas áreas atingidas pela queda de neve, a evitar atravessar zonas inundadas, bem como desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas são outras das recomendações da ANPC. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário