Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Penúltima matiné de domingo leva Paisiel ao jardim do Museu do Abade de Baçal

Ontem, pela penúltima vez este ano, o jardim do Museu do Abade de Baçal, em Bragança, abriu portas a mais uma matiné.
A Dedos Biónicos, uma promotora independente da cidade, que aposta na promoção de culturas emergentes, urbanas e alternativas, é a responsável pela iniciativa. 

Segundo o director da produtora, Nuno Fernandes, estas "Matinés ao Domingo", que o museu recebe pelo segundo ano consecutivo, convidam miúdos e graúdos a assistir a concertos com música para todos os gostos, idades e feitios. "Começou com a ideia de oferecer música em horários mais disponiveis para outras pessoas, como as crianças, os adultos, e a ideia foi fazer matinés a um domingo à tarde porque achamos que é um dia perfeito para que isso possa acontecer. Tentamos que as matinés sejam sempre diferentes para que possam agradar a miúdos e a graúdos, é o que nós pretendemos".

Ontem, pelo jardim passaram os Paisiel, de João Pais Filipe e Julius Gabriel, artistas que se movem entre a música experimental, o jazz e o rock. Nos últimos anos o espaço tem sido palco de várias actividades em parceria com a comunidade local. Por esta, passaram, ao longo destes dias, músicos de várias nacionalidades e diversas pessoas. "Tivemos cá italianos, alemães, até da Tailândia, americanos e portugueses", explicou Nuno Fernandes sobre os músicos que pelo jardim foram passando. "A iniciativa vai crescendo conforme vai passando a palavra, cada vez têm vindo mais. 

Na última matiné estavam para cima de 150 pessoas. O feedback é muito positivo, normalmente gostam muito dos concertos, porque são coisas transversais e diferentes. Aquilo que agrada mais às pessoas é o ambiente, o ambiente comunitário e de família, as crianças conviverem umas com as outras, isto tudo rodeadas de música", acrescentou ainda.

As "Matinés ao Domingo" começaram este ano a 15 de Julho e terminam a dia 16 deste mês de Setembro.

Escrito por Brigantia
Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário