Chama-se “Contos à distância, contos em segurança” e consiste em contar uma história, em directo, para crianças e respectivas famílias, através do Facebook do Município de Mogadouro. Com a ideia pretende-se que não se perca o contacto com os leitores que participavam presencialmente em iniciativas de leitura de contos que aconteciam na Biblioteca Municipal, como avançou a bibliotecária Marta Madureira. "Tivemos em conta todas as directrizes e recomendações que foram emanadas de várias instituições sobre o Covid-19. Estando nós fechados ao público, apesar de continuar a fazermos trabalho técnico, fazem-nos muita falta os nossos leitores e utilizadores. Assim, pensamos em chegar a eles e estar mais próximos e, com todas estas limitações, acreditámos que o Facebook nos podia ajudar a estar mais perto de um dos nossos públicos: as crianças e jovens".
A iniciativa estreia-se hoje, às 10h30, e vai acontecer uma vez por semana. O primeiro “Conto à distância” será dedicada ao dia do pai, que se assinala hoje. "A actividade vai ser semanalmente e através do Facebook vamos ler histórias. Deste vez, como é Dia do Pai, essas histórias vão estar intimamente relacionadas com essa temática. Para além da leitura, vamos também sugerir actividades relacionadas com a história e vamos lançar, no final, um desafio a todos os que nos estão a ouvir. Vamos também ter uma caderneta em que vamos colocar as participações de cada um e vamos assinalando as suas participações".
A biblioteca prevê, depois desta fase em que está encerrada ao público, fazer uma festa da leitura, quando reabrir, com os leitores que participaram neste projecto. Uma iniciativa para manter os hábitos de leitura numa altura em que as autoridades de saúde recomendam que as pessoas fiquem em casa.
Escrito por Brigantia
Jornalista: Olga Telo Cordeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário