quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Associação Entre Famílias em Bragança recebe cada vez mais pedidos de apoio devido à pandemia

 Há cada vez mais pessoas a pedir ajuda às instituições particulares de solidariedade social. 
A situação deve-se à crise provocada pela pandemia, que está a fazer com que as IPSS enfrentem esforços acrescidos.
Em Bragança, a associação Entre Famílias presta ajuda a famílias carenciadas, grávidas, idosos e pessoas em risco de exclusão social. Esta é uma das várias instituições que registou um aumento exponencial de solicitações de apoio, segundo explica Francisco Alves, presidente da direcção.

“Este ano, começamos a ter pessoas que nunca tinham vindo, o aumento vem desses casos emergentes, pessoas que até agora não eram solicitadoras de apoio. Em média assistimos 30 a 40 famílias, houve u aumento de aproximadamente 20, teremos cerca de 60 famílias sob a nossa protecção pontual”, adiantou o responsável da instituição.

A associação também presta apoio a vários alunos africanos do Instituto Politécnico de Bragança. Francisco Alves diz que há cada vez mais pedidos de ajuda por parte destes jovens. “Viu-se um aumento das pessoas dos PALOP a solicitar apoio, agora talvez mais devido à pandemia. A todos os aspectos, não só alimentar como no caso de apoio à maternidade”, referiu.

No ano passado, para responder aos pedidos, a instituição teve que doar alimentos, roupa, calçado e brinquedos num número muito superior ao habitual. Francisco Alves diz que há várias entidades a ajudar as IPSS nesse sentido, pois as pessoas estão cada vez mais sensibilizadas para a questão.

A associação Entre Famílias presta apoio a grávidas, idosos, famílias carenciadas e pessoas em risco de exclusão social desde 2009 em Bragança. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário