O objetivo é apelar ao fim do conflito entre os dois países em guerra, explica o padre Roberto Carlos, da Unidade Pastoral da Divina Misericórdia, que organiza a iniciativa:
“Vai ser uma caminhada penitencial pela paz.
Quando rezamos, caminhamos, e tal como o Papa vai fazer amanhã, com a consagração ao Sagrado Coração de Maria da Rússia e da Ucrânia, estamos a envolver-nos, e não podemos fazer nada mais além de rezar e ser solidários na oração, pelos dois povos.
Temos os pontos de encontro, de onde sairemos juntos, mas quem quiser também pode fazer a sua caminhada e juntar-se a nós a partir de outros locais.”
São três grupos de caminheiros que se encontram na aldeia de Lamas e rumam juntos até ao Santuário de Nossa Senhora do Campo, também naquela freguesia:
“Um dos pontos de encontro é na igreja mãe da nossa Unidade Pastoral, às 8h.
Outro grupo vai sair da comunidade de Arcas, à mesma hora, e há ainda um terceiro, que sai do Santuário de Nossa Senhora do Caminho, em Espadanedo, às 8h30.
Às 11h encontramo-nos na igreja da aldeia e por volta das 11h iniciamos a procissão até ao alto do Santuário de Nossa Senhora do Campo, carregando a imagem da Nossa Senhora.
Já no santuário, por volta das 12h, vamos ter a missa e depois faremos a procissão à volta do santuário. No final, vamos fazer a consagração a Nossa Senhora, essa mesma consagração que o Papa Francisco fará amanhã.”
Mas esta não é a primeira ação levada a cabo pela Unidade Pastoral da Divina Misericórdia no sentido de apelar à paz e ajudar as vítimas do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, deixou saber ainda o Padre Roberto Carlos:
“Temos rezado pela paz, nas eucaristias que fazemos nas nossas aldeias, colocando sempre essa intenção.
Às sextas-feiras, das 15h às 18h30, fazemos a adoração ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Santa Maria, em Macedo, também pela paz.
E ainda participamos, de uma maneira ativa, nos movimentos que a comunidade civil nos tem convidado a participar, como a recolha de bens para enviar para a Ucrânia.”
Depois da caminhada e das celebrações religiosas, haverá almoço partilhado no Santuário de Nossa Senhora do Campo, em Lamas.
Sem comentários:
Enviar um comentário