Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 21 de março de 2022

Centro de Arte Contemporânea Graça Morais passa a integrar a RPAC -Norte

 Trata-se de uma iniciativa, cofinanciada por fundos comunitários, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio da Turismo do Porto e Norte de Portugal, das entidades envolvidas e das autarquias de cada concelho.


O Centro de Arte Contemporânea Graça Morais é um dos 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea da Região Norte que integra a RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea).

Trata-se de uma iniciativa, cofinanciada por fundos comunitários, promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio da Turismo do Porto e Norte de Portugal, das entidades envolvidas e das autarquias de cada concelho, nomeadamente a de Bragança, com o objetivo de valorizar os destinos turísticos de Trás-os-Montes, Porto, Douro e Minho.

A RPAC – Norte pretende, assim, dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte nas 11 cidades que acolhem os 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea do Norte do País.

Neste mês de março, decorreram já visitas técnicas aos 13 equipamentos, com o objetivo de conhecer a arquitetura dos próprios espaços, bem como as obras de arte que acolhem.

Atualmente, estão em curso ações de recolha de imagens e de informação, com vista à preparação de conteúdos de comunicação e de promoção da RPAC – Norte e da criação do website www.rpacnorte.pt, onde estarão reunidas todas as iniciativas associadas ao projeto, apresentado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Ao promover o turismo na Região Norte, a partir dos 13 Museus e Centros de Arte e de Arquitetura Contemporânea, a Rede integra, também, um conjunto de atores locais (como estabelecimentos de restauração e alojamento), por forma a que os turistas e visitantes tenham, ao seu dispor, um roteiro completo.

Além do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, estão mais 12 entidades envolvidas na RPAC – Norte: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e o Instituto Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante, e o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso.

Sem comentários:

Enviar um comentário