Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Estudantes colocaram abrigos e ninhos no Parque Natural do Vale do Tua

 A iniciativa, inserida no projeto Vale da Biodiversidade, decorreu nas escolas dos cinco concelhos do Vale do Tua.


O Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) envolveu os estudantes transmontanos na colocação de abrigos e ninhos. “Esta iniciativa em particular teve uma dupla função, a atividade visa restaurar habitat´s perdidos e em simultâneo criar elos de ligação com os nossos alunos, desafiando-os a continuar a implementação do projeto, construindo as suas próprias caixas abrigo”, explicou o diretor do PNRVT.

De acordo com o comunicado, as caixas abrigo e ninhos servirão para fixar populações de indivíduos de diversas espécies protegidas em áreas fortemente humanizadas, no sentido de restaurar habitat´s perdidos pelo incremento da construção.

Refira-se ainda que o PNRVT juntou-se à plataforma de ciência cidadã BioDiversity4All, com o nome “A Biodiversidade do Vale do Tua”. 

“Esta plataforma assenta na deteção de espécies e recolha de informação sobre a sua distribuição em tempo real”, lê-se na nota. 

Posteriormente, foi lançado o desafio a toda a população dos municípios que integram o Parque e também aos visitantes, para que, individualmente ou em família, façam através de um telemóvel/tablet o registo de um maior número possível de espécies, quer seja na varanda, quintal, jardim perto de casa ou mesmo durante os passeios pelos nossos Percursos Pedestres.

O projeto Vale da Biodiversidade foi desenvolvido pelo CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos), que pertence ao Instituto de Ciências, Tecnologias e Agroambiente da Universidade do Porto (ICETA), e implementado no Vale do Tua, em parceria com o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

Recorde-se que os municípios que integram o PNRVT são Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor.

Jornalista: Rita Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário