Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Presidente do Politécnico de Bragança quer institutos a ministrar doutoramentos

 O presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues, elegeu a luta pela atribuição do grau de doutoramento pelos politécnicos como um dos desafios dos próximos anos, na cerimónia de tomada de posse para o seu segundo mandato à frente da instituição de ensino, esta quarta-feira.


"A ministra da Ciência e do Ensino Superior tem transmitido uma mensagem favorável à atribuição do grau de doutor pelos politécnicos", afirmou Orlando Rodrigues, admitindo preocupação com o assunto. "É uma questão que foi aprovada na generalidade e por unanimidade no Parlamento, mas está a ser discutida na especialidade, e a nossa expectativa é que seja agendada para janeiro a votação, só que pode haver alterações, pois sabemos que há deputados que se opõem. A perceção que temos é que a maioria dos deputados são favoráveis", explicou o presidente do IPB.

Ainda sobre os doutoramentos, Orlando Rodrigues considera que é conveniente no país "que haja diversidade no sistema e que as empresas participem nesse trabalho", de modo que sejam vocacionados para as necessidades das regiões. "Não precisamos de doutoramentos ajustados às necessidades de uma universidade espanhola, do Porto ou de Lisboa. Precisamos que as nossas linhas de investigação respondam às necessidades da região. Se continuamos subjugados e limitados pelas orientações de conselhos científicos e universidades que não têm nada que ver com a nossa região, estaremos a distorcer e a não fazer o que a nossa região precisa", referiu.

O responsável reclama ainda a mudança na designação de politécnicos para universidades.

O baixo financiamento do ensino superior também mereceu destaque do presidente do IPB. "Em termos de percentagem do IPB, estamos na cauda do financiamento da OCDE. Isto é uma urgência nacional, porque há uma relação muito direta entre investimento que os países fazem em ciência e tecnologia e o desenvolvimento da nação", vincou.

Glória Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário