Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde pede saneamento básico e construção de barragem para regadio

 Faílde é uma das aldeias do concelho de Bragança que não tem saneamento básico


É a única localidade da União das Freguesias de Parada e Faílde que não tem esta infra-estrutura. Na Feira de Artesanato e Produtos da Terra, o presidente da união de freguesias, Herve Gonçalo, voltou a pedir que fosse instalado o saneamento.

“Se formos a ver pelo custo benefício, não podemos ver o investimento por isso, senão cada vez menos se investia no meio rural, porque cada vez há menos pessoas. Não se investe porque não existem pessoas e não existem pessoas porque não há investimento e assim nunca mais conseguimos. É a única localidade que falta neste planalto. Fazia todo o sentido”, afirmou.

De acordo com a Câmara Municipal de Bragança, 93% da população do concelho está abrangida por saneamento básico. Ainda assim, as gentes de Faílde fazem parte dos 7% não contemplados. O vice-presidente do município, Paulo Xavier, ouviu o pediu, mas parece que ainda não vai ser desta que vai ser resolvido o problema.

“Se houvesse no quadro comunitário a hipótese de candidatura, que já há quase 20 anos que não há uma janela de oportunidade para o saneamento, a câmara estaria pronta, porque tem os projectos. Para este ano 2023 não será possível, mas vamos ver se até ao final do mandato se vamos concretizar esse objectivo”, disse.

O presidente da união das freguesias pediu ainda a construção da barragem de regadio de Parada, um assunto que já vem a ser arrastado há anos.

“Parada tem essencialmente três produções, castanheiro, oliveira e cereal e para as árvores é essencial o regadio”, frisou.

A câmara de Bragança já tinha submetido uma candidatura ao Governo para a construção da barragem de Parada, tal como a de Calvelhe e de Rebordãos, mas o pedido foi reprovado. Ainda assim, o vice-presidente espera que esta situação se inverta.

“Se não nos dão condições para poder ter mais gente, vamos continuar a ter menos gente, isto é muito mau. Eu acho que desta vez é muito possível que se consiga sensibilizar para que possamos realizar aquilo que é o anseio desta população há mais de 25 anos”, referiu.

Pedidos do presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde na abertura da Feira de Artesanato e Produtos da Terra, na segunda-feira. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário