quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde pede saneamento básico e construção de barragem para regadio

 Faílde é uma das aldeias do concelho de Bragança que não tem saneamento básico


É a única localidade da União das Freguesias de Parada e Faílde que não tem esta infra-estrutura. Na Feira de Artesanato e Produtos da Terra, o presidente da união de freguesias, Herve Gonçalo, voltou a pedir que fosse instalado o saneamento.

“Se formos a ver pelo custo benefício, não podemos ver o investimento por isso, senão cada vez menos se investia no meio rural, porque cada vez há menos pessoas. Não se investe porque não existem pessoas e não existem pessoas porque não há investimento e assim nunca mais conseguimos. É a única localidade que falta neste planalto. Fazia todo o sentido”, afirmou.

De acordo com a Câmara Municipal de Bragança, 93% da população do concelho está abrangida por saneamento básico. Ainda assim, as gentes de Faílde fazem parte dos 7% não contemplados. O vice-presidente do município, Paulo Xavier, ouviu o pediu, mas parece que ainda não vai ser desta que vai ser resolvido o problema.

“Se houvesse no quadro comunitário a hipótese de candidatura, que já há quase 20 anos que não há uma janela de oportunidade para o saneamento, a câmara estaria pronta, porque tem os projectos. Para este ano 2023 não será possível, mas vamos ver se até ao final do mandato se vamos concretizar esse objectivo”, disse.

O presidente da união das freguesias pediu ainda a construção da barragem de regadio de Parada, um assunto que já vem a ser arrastado há anos.

“Parada tem essencialmente três produções, castanheiro, oliveira e cereal e para as árvores é essencial o regadio”, frisou.

A câmara de Bragança já tinha submetido uma candidatura ao Governo para a construção da barragem de Parada, tal como a de Calvelhe e de Rebordãos, mas o pedido foi reprovado. Ainda assim, o vice-presidente espera que esta situação se inverta.

“Se não nos dão condições para poder ter mais gente, vamos continuar a ter menos gente, isto é muito mau. Eu acho que desta vez é muito possível que se consiga sensibilizar para que possamos realizar aquilo que é o anseio desta população há mais de 25 anos”, referiu.

Pedidos do presidente da União das Freguesias de Parada e Faílde na abertura da Feira de Artesanato e Produtos da Terra, na segunda-feira. 

Escrito por Brigantia
Jornalista: Ângela Pais

Sem comentários:

Enviar um comentário