Dentro de cerca de três semanas, a Albufeira do Azibo poderá recuperar os níveis normais de capacidade, mesmo que não continue a chover.
Pelo menos é essa a convicção do vice-presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, que aponta para uma subida significativa do nível da água com as chuvas que vieram este outono:
“O Azibo já recuperou bastante.
É uma albufeira com muitos e bons afluentes, estará a três metros da quota de pleno armazenamento, o que quer dizer que se perspetiva que dentro de dias esteja no seu limite máximo.
Os nascentes já estão a brotar água e devagar vai encher. Penso que os nascentes e as ribeiras já não vão parar de correr. Como essa água drena toda para o Azibo, acredito que dentro de 15 dias ou três semanas já numa quota muito aceitável.”
De acordo com Rui Vilarinho, a Albufeira do Azibo, que abastece de água potável a grande maioria do concelho de Macedo de Cavaleiros e parte de Mirandela, e de onde é extraída a água para o maior regadio do Norte de país, estará já com a 90% da capacidade total.
Escrito por ONDA LIVRE
Sem comentários:
Enviar um comentário