Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Dentro de três semanas, a Barragem do Azibo poderá voltar a estar na quota máxima de água

 Dentro de cerca de três semanas, a Albufeira do Azibo poderá recuperar os níveis normais de capacidade, mesmo que não continue a chover.


Pelo menos é essa a convicção do vice-presidente da autarquia de Macedo de Cavaleiros, que aponta para uma subida significativa do nível da água com as chuvas que vieram este outono:

“O Azibo já recuperou bastante.

É uma albufeira com muitos e bons afluentes, estará a três metros da quota de pleno armazenamento, o que quer dizer que se perspetiva que dentro de dias esteja no seu limite máximo.

Os nascentes já estão a brotar água e devagar vai encher. Penso que os nascentes e as ribeiras já não vão parar de correr. Como essa água drena toda para o Azibo, acredito que dentro de 15 dias ou três semanas já numa quota muito aceitável.”

De acordo com Rui Vilarinho, a Albufeira do Azibo, que abastece de água potável a grande maioria do concelho de Macedo de Cavaleiros e parte de Mirandela, e de onde é extraída a água para o maior regadio do Norte de país, estará já com a 90% da capacidade total.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário