Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Feira do Fumeiro regressa a Vinhais entre 9 e 12 de Fevereiro depois de dois anos de interregno

 Vinhais volta a receber o certame entre os dias 9 e12 de Fevereiro, depois de não ter acontecido em 2021 e em 2022.


Por ser uma das feiras mais antigas do país e por ser a mais importante daquele concelho, o presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, diz que o regresso é muito ansiado.

“A Feira do Fumeiro é das maiores do país. É uma feira que tem uma marca muito grande e é verdade que já há, quer pelos vinhaenses, quer pela comunidade de vinhaenses que está pelo país e até no estrangeiro, mas também por toda a gente que nos visita, há uma vontade de haver novamente os quatro dias de feira, de festa e, portanto, estamos ansiosos para que chegue”, referiu.

Entre muitos outros produtos locais, na feira vende-se o tão afamado fumeiro de Vinhais, cujo segredo está na criação do porco bísaro, uma das duas únicas espécies de raças autóctones de suínos existentes em Portugal. Um certame que movimenta muito dinheiro.

“Aquilo que se movimenta nos quatro dias de feira é sempre um valor muito significativo, na ordem dos milhares de euros. Todo o contexto da economia que tem a ver com o fumeiro, é muito maior, digamos que isto é apenas uma montra, até porque, felizmente, não há dificuldade em vender estar produto”, frisou.

Para já ainda não se sabe quantos expositores participam. 

A quadragésima edição da Feira do Fumeiro de Vinhais acontece entre os dias 9 e12 de Fevereiro, depois de não se ter realizado por duas vezes, por causa da pandemia.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário