quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Recluso da cadeia de Bragança reedita livro sobre o que o levou à prisão para presentear crianças de duas instituições

 Um recluso do Estabelecimento Prisional de Bragança acaba de reeditar o livro "Memórias na Prisão", que escreveu, em 2020, relatando o que o levou à cadeia

O dinheiro angariado com a venda do livro serviu, já no ano passado, para apoiar as pessoas mais carenciadas e este ano, em plena quadra de Natal, a ideia é a mesma, ajudar quem mais precisa.

António Machado explica que este Natal as crianças da Obra Kolping e do Lar de São Francisco vão receber brinquedos e roupa. "Mandei alguém lá perguntar o que precisavam e disseram-me que as crianças precisavam de brinquedos e de vestuário. Já está tudo comprado para ser entregue no dia 24 de Dezembro, nas duas instituições. Estamos a vender os livros para esse dinheiro cobrir os gastos. Se sobrar dinheiro, tenho ideia de nesse dia ir à pediatria do hospital de Bragança e levar-me uma prendinha às que lá estão".

No ano passado, quando o livro foi editado, foram apoiadas a delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa e à Casa de Trabalho – Patronato de Santo António. "Quando o livro foi editado, em 2020, os 100 exemplares que havia disponíveis foram todos vendidos e esse dinheiro angariado reverteu todo a favor de outras duas instituições. Doei 1500 euros à Delegação de Bragança da Cruz Vermelha Portuguesa, para reverterem a favor da compra de produtos alimentares, e doei também 200 euros à Casa de Trabalho Dr. Oliveira Salazar – Patronato de Santo António, para se adquirirem bens escolares para as crianças que estão naquela instituição".

Este ano, António Machado vai ainda apoiar, em termos de comida, mas com dinheiro próprio, as pessoas mais carenciadas. "Na prisão temos acesso às notícias e vemos as dificuldades que há lá fora. Apesar dos nossos problemas, temos um prato de comida, todos os dias, à mesa e, por isso, há muita gente pior que nós, que estamos privados de liberdade. Também vou oferecer uma tonelada de alimentos à Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Soube que a instituição está com um pouco de dificuldade em ter alimentos para distribuir por tanta gente que ali vai pedir ajuda".

Foi na cadeia que o recluso, de 50 anos, escreveu o livro "Memórias na Prisão". Este ano António Machado vai doar vestuário e brinquedos, que já estão comprados e prontos a ser entregues. O dinheiro angariado com a venda do livro servirá para cobrir os gastos. O livro pode ser adquirido no Centro Social e Paroquial de Santo Condestável.

OBSERVAÇÃOA nossa melhor maneira de colaborarmos com o António Machado, consequentemente com as instituições que ele apoia, para além de divulgarmos a notícia, é comprarmos o livro. O Livro pode ser adquirido no balcão da entrada do Centro Social e Paroquial de Santo Condestável e tem o preço de 8,00 €.

Escrito por Brigantia
Jornalista: Carina Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário