Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Vimioso: Exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”

 No dia 28 de dezembro, foi apresentada a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, uma coleção de fotografias e vídeos expostos na Casa da Cultura, que retratam as pessoas, tradições e as paisagens das várias localidades do concelho.


Conforme a vereadora da cultura, Carina Lopes, a exposição fotográfica “Rostos e Paisagens de Vimioso” é a conclusão do projeto “Cultura para Todos”, que teve como objetivo promover a inclusão social através da cultura.

“Este projeto iniciou-se em 2020, tendo sido atribuído às autarquias financiamento para investirem na programação cultural. Assim sendo, no concelho de Vimioso, foram realizadas uma série de atividades culturais e artísticas, que envolveram a população, com destaque para o artesanato, as tradições, a fotografia e o vídeo”, explicou.

Na fotografia, a população do concelho de Vimioso foi desafiada a captar imagens dos antigos ofícios, do património, da natureza e das pessoas.

“Com estas imagens e vídeos estamos a salvaguardar a memória deste território. Recordo que quando celebramos o Dia Dionisino, em Santulhão, para realizar os jogos tradicionais concelhios, houve uma oficina de fotografia e de vídeo, com o propósito de ensinar as pessoas a preservar as memórias locais, através do manuseamento de uma máquina fotográfica ou do simples telemóvel”, explicou.

Por sua vez, Carla Branco, da consultora Partnia, revelou que o grande objetivo destas oficinas de imagem foi ensinar às pessoas as técnicas básicas na captação da imagem, de modo a aprenderem a comunicar melhor o território.

“Tendo em consideração a extraordinária beleza do concelho de Vimioso, das suas gentes e das paisagens, foi importante ensinar às pessoas os conceitos básicos de fotografia, como o grande plano, o pequeno plano e o uso correto da luz na captação das imagens”, indicou.

Deste trabalho resultou a exposição “Rostos e Paisagens de Vimioso”, que compreende centenas de fotografias, tendo sido impressas e expostas cerca de 30 imagens.

A exposição vai estar visível na Casa da Cultura, em Vimioso, até ao mês de fevereiro de 2023.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário